Alfândega da Fé tem a partir de hoje balcão de apoio para os agricultores afetados pelo incêndio

O Município de Alfândega da Fé, dispõe a partir de hoje, de um balcão de apoio destinado aos agricultores e produtores afetados, pelo incêndio ocorrido, nos passados dias 18 e 19 de agosto, que começou em Mirandela, no dia 17, e que se alastrou também ao concelho de Alfândega da Fé, e que destruiu várias culturas, nas aldeias de Vilares da Vilariça, Colmeais, Vilarelhos, Valverde, Eucísia, Santa Justa, Pombal e Vales.

Desta forma, o município alfandeguense pretende estabelecer um protocolo com as associações de agricultores locais para que estas, procedam à instrução dos processos e reúnam a documentação necessária à submissão das candidaturas ao apoio excecional. Os custos serão suportados pelo Município que vai apresentar esta proposta na próxima Reunião de Câmara. O objetivo é agilizar a preparação das candidaturas e acelerar a submissão das mesmas.

Para além destas duas ações concretas, já tinha sido anunciada a intenção de isentar a população do pagamento da água, no mês de agosto, que foi agora aprovada. Esta decisão justifica a autarquia em comunicado, uma vez que tem em conta o consumo excecional de água utilizado pela população no combate às chamas.

Também já foi distribuído alimento para a pecuária “procurando colmatar a escassez de recursos até que sejam disponibilizados apoios específicos por parte do Governo.”

Neste momento, está a ser realizado o levantamento das áreas ardidas e dos prejuízos registados. Em duas aldeias, Vilares da Vilariça e Pombal este processo já se encontra concluído.

Fotografia: Município de Alfândega da Fé