Arranca hoje a “Escola de Verão” da SPM – Sociedade Portuguesa de Matemática, em Mirandela


Pela primeira vez no interior do país, traz a Mirandela duas centenas de professores e investigadores nacionais e internacionais.

Três dias de discussão sobre o currículo da matemática do ensino básico e secundário, num programa dirigido a professores, Investigadores – em ensino e na aprendizagem – estudantes de mestrado e doutoramento, bem como a formadores.

Eugénio Rocha, o presidente da SPM, revela de que consta o evento:



“Temos desde palestras, de divulgação de matemática, relevante e interessante. Portanto, motivadora. Vamos ter discussões sobre o estada do educação, e o que aflige os professores, temos convidados estrangeiros que vão falar sobre a visão da educação, a nível internacional, e como está a evoluir a nível internacional. Temos colegas de outras áreas, da física, da química, a virem falar da importância da matemática, e o que é aprendido durante o ensino básico e secundário, e a relevância desse conhecimento, para depois enveredar por uma área científica da própria matemática.”

“Aprofundar e alargar conhecimentos, formas de ensino, que permitam melhorar a aprendizagem da Matemática, bem como partilhar experiências”, são alguns objetivos do encontro, acrescenta o presidente da SPM.

Entre os diversos oradores desta edição, há um ex-aluno de Mirandela, David Martins, que aqui concluiu o secundário com nota máxima, agora doutorado em matemática financeira pela ETH de Zurique e licenciado pela Universidade de Oxford.


A escolha de Mirandela, como local do encontro este ano, revela “o compromisso da Sociedade Portuguesa de Matemática em levar a formação de qualidade a todas as regiões do país, fortalecendo particularmente a comunidade educativa do interior”, acrescenta Eugénio Rocha.

A Escola de Verão da SPM conta, entre outros, com as parcerias das diversas instituições de ensino de Mirandela e também do Município, parceiro que assegura a gratuitidade da participação dos professores de matemática do concelho.

A escola de verão da Sociedade Portuguesa de Matemática decorre até sexta-feira no Grande Auditório do Centro Cultural de Mirandela.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente)