Quase a terminar o seu mandato como presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, João Paulo Sousa, renunciou ao cargo, para assumir a gestão do Parque Arqueológico do Vale do Côa e do Museu do Côa, de forma a substituir Aida Carvalho, que assumiu o lugar de deputada do PS na Assembleia da República.
O autarca, despediu-se das suas funções, depois de inaugurar o novo Polo do Hospital Terra Quente em Foz Côa, e assumiu esta terça feira funções como presidente da Direção da Fundação Côa Parque, para uma gestão de cinco anos.
Nas redes sociais, esta segunda-feira, refere que “a missão ficou cumprida e que a estrada vai continuar em direção ao caminho que ela me quiser levar”.
Também nas redes sociais têm sido inúmeras as homenagens que lhe têm sido prestadas.
O vice-presidente, Pedro Duarte, assumiu agora a presidência do município, sendo que também é cabeça de lista, escolhido pelo PSD para as próximas eleições autárquicas de 12 Outubro.
João Paulo Sousa desempenhou funções no poder autárquico durante 26 anos. Foi eleito para a assembleia municipal de Vila Nova de Foz Côa, em 2001. Foi vice-presidente da câmara nos mandatos compreendidos entre 2009 e 2021 e, desse ano, até agora, presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa.