Feira da Pavia pretende divulgar este produto pouco conhecido, este fim-de-semana, em Arcas, Macedo de Cavaleiros

Arcas não é só conhecida pelos caretos mas também pela pavia

Este fim de semana, 13 e 14 de setembro, a aldeia de Arcas acolhe a Feira da Pavia, no concelho de Macedo de Cavaleiros, na sua quarta edição.

Este é um certame que vem vindo a ganhar cada vez mais notoriedade e pretende sobretudo ajudar os agricultores, para escoar este produto, que é único no concelho.

No entanto, este ano, a produção não prima pela quantidade, devido sobretudo às condições climatéricas que se fizeram sentir, com explica Ana Martins, presidente da Junta de Freguesia de Arcas:

“A nossa rainha está escassa, porque há pouca quantidade, mas a que há, é de boa qualidade e ainda maior. Mas este ano não há tanta como nos anos anteriores. As condições climatéricas acabaram por influenciar a produção. Apesar deste fruto gostar de bastante frio no inverno, e calor no verão, mas este ano, houve calor a mais, com pouca água e há pouca quantidade.”

No certame vão estão cerca de 20 expositores, tendo o número subido, relativamente ao ano passado, sendo que 90 por cento deles são da freguesia, de diversas tipologias, como acrescenta a presidente da junta, que organiza o evento:

“Este ano o número de produtores aumentou, com mais bancas, e com maior diversificação de produtos, como queijo, pão, de produtores locais, agricultores, que também fazem pão. Vamos ter o característico moscatel, figo, entre outros produtos, como o mel. Ou seja, vamos ter um bocadinho de tudo. Vamos ter 20 expositores. Posso dizer que 90 % dos agricultores da freguesia,. Esta feira, realiza-se com o intuito de serem mais expositores da freguesia, para escoar os produtos, seja a pavia, ou outro fruto. É mesmo para os ajudar.”

A pavia é uma espécie do pêssego e é uma boa oportunidade para ficar a conhecer este fruto tão especial e inconfundível, como conta Ana Martins:

“Este ano, vamos ter bastante animação, com vários cantores. Tenho a pavia, e acredito que ainda há muita gente que não conhece a pavia. Por isso, fica o apelo, visitem-nos. Vamos ter animação, boa comida e vão ser bem recebidos, certamente.”

A abertura da feira acontece sábado, às quatro da tarde, seguida de uma visita oficial aos expositores. Destaque para o programa Feira e Festas da rádio ONDA LIVRE, à noite, às dez da noite.

O domingo, começa com uma caminhada a “Rota da Pavia”, que já conta com cerca de 30 inscritos. A animação musical vai estar a cargo de Meninas do Tua, grupo Toka a Bombar, Filipe Sequeira e o conterrâneo Zé Jecas.