Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva até ao dia 25 de setembro

Os viticultores do Douro que queiram aceder ao apoio de 50 cêntimos por quilo de uva a destilar têm de submeter as candidaturas até 25 de setembro. É o que define uma portaria publicada já em Diário da República.

A medida está inserida no plano de ação para a gestão sustentável e valorização do setor vitivinícola da Região Demarcada do Douro, aprovado em 28 de agosto em Conselho de Ministros e publicado no dia 9 de setembro, em Diário da República.

Ontem foi publicada a portaria que estabelece as regras de apoio aos viticultores que entreguem uvas para produção de vinho para destilação, na campanha vitivinícola de 2025-2026, a qual entra em vigor hoje e define como prazo para apresentação de candidaturas o dia 25 de setembro.

O plano inclui a medida “uvas para vinho a destilar”, que pretende “assegurar um rendimento mínimo ao viticultor”, através de um apoio que permitirá a redução dos excedentes de vinho na Região Demarcada do Douro, sendo atribuído um apoio de 50 cêntimos por quilo de uva destinada a vinho para destilação.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Ansiães)