“Quando o nome falha”: ação alerta sobre os primeiros sinais da Doença de Alzheimer em Morais

“Quando o nome falha” é o nome da ação de sensibilização que acontece, esta quinta-feira, às 14h30, na Junta de Freguesia de Morais, concelho de Macedo de Cavaleiros.

No âmbito do Dia Mundial da Doença de Alzheimer, que decorre a 21 de setembro, a Operação CoMsigo, um projeto inserido no CLDS-5g Macedo de Cavaleiros, decidiu assinalar a data junto desta freguesia, para alertar a população sobre os primeiros sinais da doença.

“Irá estar connosco a doutora Tânia Saldanha especializada na doença da Alzheimer, onde irá explicar junto da comunidade o que é a doença de Alzheimer, quais são os principais sintomas, quando é que as pessoas devem começar a ficar alerta do que poderá ser um indício de uma demência. Vai também focar-se um bocadinho sobre a depressão, porque muitas das vezes a doença da Alzheimer também começa através da depressão”, explica a coordenadora da atividade, Elsa Mirandês.

O tema ganha ainda mais importância já que é levado até às aldeias do interior transmontano, onde há população mais idosa.

“É que nós além de termos uma população cada vez mais idosa, temos também outro problema que é o isolamento e deparamo-nos com essa situação e este projeto de operação CoMsigo, CLDS-5g, também quer ir um bocadinho ao encontro dessas situações”, conclui.

A psicóloga Tânia Malta vai orientar esta sessão sobre a doença de alzheimer que decorre esta quinta-feira, na Junta de Freguesia de Morais.