A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste tem aprovado financiamento de aproximadamente seis milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Destina-se à aquisição de equipamentos e obras de modernização, que devem estar concluídos até ao final do primeiro semestre de 2026.
A ULS Nordeste avançou que vai adquirir equipamentos “pesados”, no valor dos 3,7 milhões de euros e realizar obras de modernização de áreas hospitalares na ordem dos 2,2 milhões de euros.
Segundo esta unidade de saúde, será feita a compra de Tomografia Computorizada para instalação na Unidade Hospitalar de Bragança, estimada em 1 milhão e 350 mil euros, e de um robô para realização de cirurgias à coluna, associado a um intensificador 3D, a alocar à Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros, no valor de 2 milhões e 350 mil euros.
Foram ainda aprovadas pelo PRR diversas intervenções, nomeadamente a remodelação do 1.º piso da Unidade Hospitalar (UH) de Bragança (275 mil euros), bem como a ampliação do armazém (100 mil euros), a remodelação das unidades de rouparia das três Unidades Hospitalares da ULS do Nordeste (200 mil euros).
No Serviço de Urgência da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros foi aprovada a sua ampliação (800 mil euros), assim como a remodelação do 4.º piso (450 mil euros), a remodelação do Serviço de Esterilização, a ampliação do armazém da Farmácia (121 mil euros) e, ainda, a remodelação da Urgência de Pediatria da Unidade Hospitalar de Bragança (94 mil euros).
De acordo com a ULSNE, “a beneficiação destas instalações hospitalares possibilitará melhores condições de acessibilidade, qualidade, conforto e segurança para utentes e profissionais”, refere, em comunicado, enviado às redações.

