Município de Mogadouro desafeta-se da empresa Águas do Norte

O despacho do Ministério do Ambiente surge após vários anos de pedidos, por parte do município, para deixar de integrar a Águas do Norte, de forma a gerir autonomamente os seus serviços de água

O município de Mogadouro já se conseguiu desafetar do Sistema Multimunicipal de Abastecimento das Águas do Norte.

O despacho do Ministério do Ambiente surge após vários anos de pedidos, por parte do município, para deixar de integrar a Águas do Norte, de forma a gerir autonomamente os seus serviços de água.

O presidente da câmara, António Pimentel, refere que esta foi uma luta bastante longa:

“Foi um processo que durou mais de 20 anos, um contencioso, inicialmente com as Águas de Trás-os-Montes e agora Águas do Norte. A verdade é que Mogadouro era um caso único, que nem capital social tinha na Águas de Trás-os-Montes e nunca a entidade fez qualquer investimento em Mogadouro”.

Dizendo que Mogadouro nunca sequer beneficiou de investimentos da entidade, o presidente acredita que a gestão da água será muito diferente a partir de agora.

“O município sempre geriu a alta e a baixa só que continuávamos boas festas todos os anos com os chamados consumos mínimos, caríssimas, de um milhão de euros, quase todos os anos”.

Deixar de fazer parte do Sistema Multimunicipal de Águas e Saneamento do Norte era uma das bandeiras da candidatura de António Pimentel, que se candidata, de novo, à presidência da câmara de Mogadouro. O autarca diz-se satisfeito por ver o processo concluído antes do final deste primeiro mandato.

“Consegui dar satisfação antes das eleições, o que muito me orgulha”.

O município de Mogadouro expressava há mais de 20 anos a vontade de abandonar o Sistema Multimunicipal, uma vez que, segundo garantiu o presidente, sempre teve a capacidade de garantir serviços de qualidade iguais ou superiores aos prestados pela entidade.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Brigantia)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *