Três presidentes de junta do concelho de Macedo de Cavaleiros já ganharam as eleições autárquicas, porque não têm concorrentes.
Júlio Quintela, Miguel Caseiro e Nuno Trindade, presidentes de Junta do concelho de Macedo de Cavaleiros, fazem parte do leque dos 335 autarcas, que já ganharam as eleições de domingo.
As eleições autárquicas estão aí à porta, mas o Partido Socialista, já canta vitória, pelo menos, em três freguesias do concelho de Macedo de Cavaleiros, que concorrem com lista única. São elas: União de Freguesias Bornes e Burga, Lombo e Lagoa.
O PS ganhou a União de Freguesias de Bornes e Burga, nas autárquicas de 2021, onde obteve 55,21% dos votos. A presidência é, atualmente, desempenhada por Júlio Quintela.
Este ano, não há mais nenhuma opção partidária e para o atual presidente, Júlio Quintela, há um motivo para isso acontecer:
“Significa que os outros têm medo, sobretudo medo de perder. Eu considero que o povo, mesmo as pessoas que politicamente são mais de direita, também não querem arriscar porque sabem que eu fiz um grande serviço, com obras muito grandes. E pronto, não quiseram ir contra mim.”
Mas acredita que os próximos resultados vão ainda ser melhores:
“Foi uma margem à volta de 50 votos nas últimas eleições. Não tenho esse valor presente. Pronto, mas numa aldeia, com esta margem, onde há 300 votantes, ganhar com 50, já é uma margem mais ou menos. Mas desta vez, a margem acho que vai ser maior.”
Em 2021, o duelo político manteve-se entre duas forças: o PS, que venceu com 55,21% dos votos e 4 mandatos, e a coligação PPD/PSD.CDS-PP, que obteve 41,01% dos votos e 3 mandatos.
Segundo dados oficiais dos Censos 2021, do Instituto Nacional de Estatística, a União de Freguesias de Bornes e Burga tem 342 habitantes.
Segue-se a aldeia do Lombo, onde também Miguel Caseiro, é o único na corrida à junta de freguesia. Sente-se orgulhoso, mas reforça que é um acréscimo de responsabilidades:
“É um misto de orgulho. É um facto que nos deixa orgulhosos, a nós, como junta de freguesia. Acreditamos que seja uma forma da nossa população mostrar o contentamento com o trabalho que fizemos, ao longo destes últimos quatro anos. Mas não deixa de ser um acréscimo, dos próximos que aí vêm.
Nós conseguimos esse objetivo porque durante esses quatro anos de mandato, trabalhámos como se não tivéssemos oposição. Tentámos trabalhar para todos de igual forma, tentando ser os mais justos possível. Obviamente, que nem sempre se consegue agradar a todos, mas não é por isso que deixámos de tentar.”
As eleições de 2021 confirmaram a tendência, com o PS a obter 59,82% (131 votos) dos votos e 5 mandatos, enquanto a coligação PPD/PSD.CDS-PP conseguiu 34,7% (76 votos) e 2 mandatos. A participação desceu ligeiramente para 69,75%, com 314 inscritos e 219 votantes.
Questionado sobre o facto de não haver outros candidatos, se poderá levar a um menor interesse dos eleitores, Miguel Caseiro, quer acreditar que não, até porque na lista à câmara municipal de Macedo de Cavaleiros, consta um habitante desta freguesia:
“É um factor que pode ter algum peso, porque o voto é um dever cívico. E nas eleições autárquicas deste domingo, neste caso, também temos um membro da freguesia, que é o meu antecessor, o Arminho Cepeda, que também vai a eleição. Eu acho que as pessoas vão ver isso e vão votar massivamente, até porque seria também um orgulho para a aldeia ter como membro do executivo, um habitante do Lombo.”
Junta-se ainda Lagoa, freguesia liderada por Nuno Trindade, que é igualmente o único candidato, e que olha para isso como um voto de confiança da população:
“O facto de não ter a oposição, para mim, não significa muito. Para mim, é apenas um acrescento de responsabilidade. Significa que há um voto de consciência do povo. E que o facto de não ter a oposição, não pode de forma alguma fazer com que nos desleixemos. Não, pelo contrário, é apenas um aumento de responsabilidade. E que temos que continuar a dar resposta e continuar a trabalhar, e cada vez ainda melhor. Ainda há muito para fazer. E sendo lista única, que o povo sente que o muito que faltava fazer, começou a ser feito por nós, e acredita que esta equipa que está neste momento é a certa para fazer o muito que ainda há para por fazer. E daí o facto de não ter surgido oposição e darem esse voto de confiança.”
Em 2021, o PS obteve 46,58% dos votos (108 votos) e conquistou a presidência da junta, seguido pela coligação PPD/PSD.CDS-PP com 38,46% (89 votos) e o Chega com 8,97% (21 votos), nesta que foi a primeira vez que concorreu na freguesia.
Segundo os Censos de 2021, a freguesia de Lagoa tem 271 habitantes.
Em todo o país há 335 autarcas que já venceram as eleições de domingo, quase todos no Interior Norte e Centro, segundo os dados avançados ao Jornal de Notícias, pela Comissão Nacional de Eleições.
O Partido Socialista é o único partido, no concelho de Macedo de Cavaleiros, que apresenta candidatos a todas as freguesias.