Depois de dois anos e a urgência de cirurgia geral do hospital de Mirandela continua encerrada

Começou por ser uma medida temporária, mas já passaram dois anos e a urgência de cirurgia geral do hospital de Mirandela continua encerrada.

Na altura, a administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste alegou que se tratava de uma situação temporária, provocada pela greve dos médicos às horas extraordinárias. Os três cirurgiões que prestavam serviço na unidade hospitalar de Mirandela foram alocados à urgência do hospital de Bragança, mas 24 meses depois o serviço continua fechado.

A administração refere que os médicos manifestaram a sua indisponibilidade para continuar a realizar serviço de urgência, devido à sua idade, e a Lei protege-os. A população de Mirandela já não acredita que o serviço venha a reabrir.

A 7 de outubro de 2023, a urgência de cirurgia-geral do hospital de Mirandela encerrou com a justificação de que seria uma medida temporária para fazer face aos constrangimentos na elaboração de escalas devido à recusa da maioria dos médicos em realizar trabalho extra para lá das 150 horas, estipuladas na Lei.

Os três cirurgiões foram alocados à urgência do hospital de Bragança, mas já não regressaram ao seu local de origem.

Confrontada com esta situação, por escrito, a administração ainda não respondeu. Refira-se que, em dois anos, as únicas declarações do administrador da ULS do Nordeste, sobre este assunto, foram em outubro de 2024, à margem do evento público do projeto “PNS em Movimento”, em Bragança.

Na altura, Carlos Vaz alegou que os três cirurgiões manifestaram a sua indisponibilidade para continuar a realizar serviço de urgência, devido à sua idade e a Lei protege-os, dado que os médicos podem optar por não trabalhar à noite nos serviços de urgência, a partir dos 50 anos, e, depois dos 55, podem pedir dispensa total do trabalho nas urgências.

Perante isto, acrescentou, na altura, o administrador da ULS do Nordeste, a situação só será resolvida quando houver cirurgiões interessados em preencher as vagas”, mas manifestou esperança que a urgência de cirurgia-geral de Mirandela ainda iria reabrir

Certo é que a situação já dura há dois anos. O presidente do Município de Mirandela, Vítor Correia, ainda acredita que o serviço possa reabrir e aposta na via diplomática

A população sente uma enorme revolta com o encerramento de mais um serviço no hospital

Não há qualquer previsão de uma data para a eventual reabertura do serviço. Enquanto isso, há dois anos que os doentes que estão na área de abrangência da urgência do hospital de Mirandela e que necessitem de ser vistos por um profissional de saúde ligado à cirurgia geral, ou que tenham de ser submetidos a uma intervenção cirúrgica urgente, estão a ser encaminhados para a urgência do Hospital de Bragança

Dois anos depois de ter sido encerrada temporariamente, a urgência de cirurgia-geral do hospital de Mirandela continua sem data para a possível reabertura.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *