Já começou a campanha sazonal de vacinação no Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros, e também nas farmácias há cerca de um mês, mas a novidade é que duas equipas da Unidade de Saúde Familiar Terras de Cavaleiros vão visitar várias aldeias do concelho, nas próximas semanas.
Desde esta segunda-feira, que duas equipas já estiveram em seis localidades do concelho macedense, com o objetivo de vacinar mais pessoas, com idade superior a 60 anos.
Anne Sofi, enfermeira responsável da campanha de vacinação da Unidade de Saúde Familiar Terras de Cavaleiros salienta que é importante que as pessoas se protejam para criar imunidade de grupo:
Por isso a campanha vai continuar para as aldeias, como acrescenta a enfermeira:
O processo de vacinação é faseado e estão a ser contactadas as pessoas com mais de de 60 anos, pessoas com doenças crónicas, grávidas e as crianças dos seis meses aos dois anos. Está a ser realizada em regime de casa aberta, como explica Anne Sofi:
Para a vacina da covid-19 é importante que as pessoas se digiram ao centro de Saúde, a partir das 8h30:
A vacinação contra a gripe sazonal e contra a Covid-19 decorre em simultâneo, para prevenir complicações graves como a pneumonia, existindo a possibilidade de as pessoas se vacinarem também nas farmácias.
O lema nacional da vacinação que é “Vacine-se e proteja os momentos mais importantes”. A vacinação é gratuita entre os seis e os 23 meses e dos 60 anos até aos 84.