Impacto da greve na função pública causou alguns constrangimentos e encerramento de escolas, no distrito de Bragança e Vila Real

No concelho de Macedo de Cavaleiros, a greve na função pública já causou constrangimentos ao nível do funcionamento das escolas, nomeadamente no ensino pré-escolar, das cinco turmas, apenas está a funcionar uma, devido à greve de três auxiliares e de duas educadoras.

Na câmara municipal, no tribunal e no hospital o funcionamento dos serviços está a decorrer na normalidade, apurou a CIR/Rádio Onda Livre.

Falamos com o coordenador distrital do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte, João Rodrigues, que explicou que no distrito a adesão é de 60 %, mas que ainda estava a apurar dados.

Já Francisco Marcos, coordenador regional do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), diz que a greve nos autocarros da cidade de Bragança, nas linhas urbanas foi de 95%:

A nível distrital houve impacto, com o encerramento de várias escolas em Bragança, nomeadamente, a sede de agrupamento Emídio Garcia, Centro Escolar da Sé, EB 12 Augusto Moreno, Centro Escolar Santa Maria, sede de agrupamento e centro escolar de Alfândega da Fé, sede de agrupamento e centro escolar de Mogadouro, todas as escolas de Vila Flor, e o Jardim de Infância de Vinhais.

Em Vila Real, a greve provocou para já o encerramento da Escola Secundária de S. Pedro, em Vila Real, nas restantes do concelho as aulas estão a decorrer com relativa normalidade.

Recorde-se que esta sexta-feira, há greve da função pública, com paralisação para todos os trabalhadores do Estado e esperava-se uma adesão de professores e auxiliares, médicos, enfermeiros, trabalhadores dos transportes públicos e funcionários judiciais, alta.

A Frente Comum cumpre esta sexta-feira, desde as 00:00, uma “grande greve” da Administração Pública contra o Governo, que acusa de degradar as condições de trabalho e de desinvestir nos serviços públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *