O certame aconteceu este fim de semana e contou com diversas iniciativas integradas, para além da venda de produtos endógenos.
Chegou ao fim a IV edição da Feira da Amêndoa e dos Produtos da Terra, em Amendoeira, no concelho de Macedo de Cavaleiros. O certame decorreu durante o fim de semana e o balanço é muito positivo, como afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Amendoeira, Inácio Oliveira:
Num ano em que a produção foi muito fraca entre os cerca de 15 produtores da aldeia:
Ainda assim, houve espaço para a inovação e para mostrar novos produtos inspirados na “rainha da festa”. O professor Bruno Gonçalves, do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, acompanhou os alunos do curso técnico de Restaurante e Bar que apresentaram um showcooking dedicado à amêndoa:
Os alunos Eric Garcia, natural da Guatemala e residente em Macedo desde 2021, e Rúben Pinto foram alguns dos participantes que deram a conhecer os produtos diferenciadores preparados e distribuídos ao longo dos dois dias do evento:
Este ano manteve-se o número de expositores, 16, devido às limitações de espaço. Quem participou voltou a considerar a presença “uma aposta ganha”. Ermelinda Oliveira, vendedora que todos os anos vem à feira, com um leque de produtos caseiros, como biscoitos de amêndoa, noz e cacau, compotas e licores:
Já Patrícia Gonçalves, participa pela terceira vez, e tinha à venda pão caseiro, queijo e licor de castanha, diz que é sempre uma aposta ganha:
Também Sofia Gonçalves, com ligações familiares à aldeia, mas de Chaves, mostra um produto diferenciador sem glúten frescos:
Uma das forças vivas da aldeia é a associação Amendoeira Viva, criada há 12 anos, que tem como principal missão valorizar e divulgar as tradições locais, como explicou um dos membros, Hermano Santos:
Além de dar a provar os produtos típicos da região, a associação apresentou também as várias publicações que tem produzido ao longo dos anos.
O evento contou ainda com a apresentação do segundo volume do livro da freguesia, da autoria de Rui Rendeiro, uma caminhada e animação musical a cargo do grupo D’Alma Fados, DJ Correya, Casimiro Cabeça, Grupo Folclórico Mirandês de Duas Igrejas, tunas do Instituto Politécnico de Bragança e uma Eucaristia.






























