O Conselho Sub-Regional de Vila Real da Ordem dos Médicos diz estar profundamente preocupado com as condições de segurança dos profissionais de saúde que prestam serviço nas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) de Vila Real e de Chaves.
Fernando Salvador, presidente da Delegação de Vila Real da Ordem dos Médicos diz que as viaturas VMER de Vila Real e Chaves têm mais de 10 anos e com mais de meio milhão de quilómetros, sendo “incompatível com a exigência e a urgência da missão que lhes é confiada” podendo colocar em risco a segurança dos profissionais de saúde:
Fernando Salvador sublinha ainda que é preciso haver equidade, uma vez que esta situação parece não ser uniforme a nível nacional, sendo particularmente preocupante no interior norte, onde as VMER percorrem longas distâncias em estradas sinuosas e de montanha:
A Ordem dos Médicos alerta ainda a ausência das viaturas VMER durante muitos dias no ano devido “às idas à oficina”:
A delegação da Ordem dos Médicos de Vila Real entende que a disponibilização de viaturas recentes e fiáveis deveria ser uma prioridade, em nome da segurança dos profissionais e da eficácia da resposta em emergência médica.
O Conselho Sub-Regional de Vila Real da Ordem dos Médicos manifesta, desta forma, a sua solidariedade com o recente abaixo-assinado dos profissionais da VMER, que denunciaram esta situação junto das entidades competentes.
Fotografia: Arquivo/Ilustrativa

