Devem começar, ainda esta semana, as obras de requalificação do Lar “Bom Samaritano”, a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), onde há cerca de três meses, deflagrou um incêndio que provocou a morte a sete utentes.
Revelação de João Matias, novo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela (SCMM), a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que gere o lar. Recorde-se que, desde 16 de agosto, o dia da tragédia, mais de 80 utentes daquele Lar foram distribuídos por outros equipamentos da região. Quatro são geridos pela SCMM: dois na cidade de Mirandela (Lar Santa Ana e Lar Nossa Senhora da Paz), outro na aldeia de Vale de Salgueiro e outro em São Pedro Velho.
Há ainda outros idosos que foram encaminhados temporariamente para lares da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros e Vila Flor, bem como para o Lar de Idosos do Centro Social e Paroquial do Romeu (Mirandela) e para a Unidade de Cuidados Continuados no Hospital “Terra Quente”.
João Matias adianta que a reabertura do espaço deverá acontecer nos primeiros dias de 2026. “Na próxima semana, começam os trabalhos, já estiveram esta semana a fazer os preparativos, pelo que está tudo em andamento e temos o máximo de urgência para que isto aconteça. O prazo de execução dos trabalhos é de 60 dias, portanto, provavelmente no início do próximo ano, estará em condições de ser utilizado novamente”, adianta. O projeto de requalificação é da autoria dos técnicos do município de Mirandela.
Entretanto, quase três meses depois do trágico incêndio que resultou na morte de sete utentes, ainda não há conclusões dos inquéritos que foram abertos pelo Ministério Público e pelo Instituto de Segurança Social, para se apurar responsabilidades e proceder ao pagamento das indemnizações.
TOMADA DE POSSE
As declarações de João Matias, foram registadas, na passada sexta-feira, à margem da cerimónia pública de tomada de posse dos novos órgãos sociais da SCMM, cuja lista liderada por João Matias venceu as eleições do dia 18 de outubro, com 67% dos votos.
João Matias diz estar pronto para este novo desafio que de gerir os destinos da instituição até 2029. “Sinto-me com grande responsabilidade, mas com a equipa que temos, estou convencido de que vamos chegar a bom porto”, confia. Para que isso seja uma realidade no final do mandato, João Matias espera que se note na instituição “uma melhoria significativa, especialmente no cuidar. Para mim, a prioridade do cuidar é essencial. Os utentes, especialmente os mais velhos, têm de ser muito bem cuidados”, frisa.
O novo Provedor explica como pretende concretizar essa melhoria. “É muito importante uniformizar a forma de trabalhar dos vários equipamentos. Acho que uns trabalham melhor que outros e nós queremos ver se conseguimos nivelar por cima todos os equipamentos. É Importantíssimo”, acrescenta.
A formação constante dos profissionais que trabalham na instituição e dar-lhes condições dignas, é outras das prioridades apontadas pelo novo Provedor que pretende manter a sustentabilidade financeira, que considera “muito boa”, revelando que essa foi uma das razões que o levaram a ter como número dois da sua direção o ex-provedor, Adérito Gomes, que não podia recandidatar-se ao cargo por ter atingido o limite de mandatos, 11 anos no total.” Foi exatamente por essa razão, porque neste momento as contas estão muito melhores que noutros tempos, que nós fizemos questão que o provedor atual também viesse na nossa lista. Porque acho que ele fez um trabalho brilhante nessa área”, afirma.
João Matias tomou posse como novo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, uma IPSS com mais de 500 anos que tem cerca de 330 funcionários, e mais de 1200 utentes – idosos e crianças – distribuídos por cinco lares, dois infantários, um Centro de Acolhimento Temporário para Menores em Risco e ainda uma Unidade de Cuidados Continuados, em parceria com o Hospital Privado “Terra Quente”.
Hernâni Moutinho é o novo presidente da Mesa da Assembleia-Geral e Luís Pereira novo presidente do Conselho Fiscal.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito e Fotografias por Rádio Terra Quente)


