Deputados municipais elegeram Rui Santos como presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Vila Real

67,7% dos deputados da Assembleia Municipal de Vila Real elegeram esta segunda-feira, Rui Santos para a presidência da Mesa da Assembleia.

Na sessão extraordinária da Assembleia Municipal apareceram duas listas candidatas à presidência da Mesa, uma apresentada pelo PS (com Rui Santos, Hélder Afonso e Alexandra Martins) e outra pelo PSD (composta pelos deputados Maria João Serafino, Rui Campeão e Rui Manuel Santos).

A lista do Partido Socialista teve 67,7% dos votos, a do PSD 22% e 10% dos deputados votaram em branco.

Os 41 deputados eleitos para o mandato 2025/29 elegeram ainda os representantes da Assembleia para as diversas comissões, organismos e conselhos municipais e intermunicipais.

Da ordem de trabalhos contava ainda a autorização para aprovar a assunção de encargos orçamentais e compromissos plurianuais no âmbito de procedimento de Concurso Público para a empreitada de Conceção-Construção de “Reconversão da Zona Industrial de Constantim. Um projeto que data já de 2022 e que levantou algumas dúvidas à bancada do PSD. O deputado Pedro Seixas diz que o prazo de execução é “demasiado reduzido” para um investimento tão elevado:

Carlos Silva da bancada do Chega diz que a urgência do processo levou a que o seu partido tenha votado favoravelmente:

Rodrigo Sá da Bancada do PS considerou a Assembleia Municipal como “normal de início de mandato” ressalvado o acordo prévio entre os 3 grupos parlamentares:

Rui Santos presidente da Assembleia Municipal espera que as reuniões deste mandato sejam pautadas pela democracia e cordialidade.

Em dezembro a Assembleia Municipal volta a reunir para a aprovação do Orçamento e Plano para 2026.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito e fotografia por Universidade FM)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *