António Pimentel e Nuno Ferreira reeleitos para o conselho económico e social da Comissão Permanente do Conselho Regional do Norte

Dois autarcas do distrito de Bragança foram reeleitos representantes efetivos do conselho económico e social do Conselho Regional do Norte.

O presidente da câmara de Mogadouro, António Pimentel e o autarca de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira foram reeleitos, no âmbito da Comissão Permanente do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).

A eleição decorreu esta segunda-feira, dia 2 de dezembro e Francisco Lopes, presidente da Câmara Municipal de Lamego, foi eleito presidente, quando a eleição contou com 95 votantes, dos quais 84 votos foram favoráveis e 11 em branco.

O autarca de Lamego, que não teve oposição e “sublinhou a importância estratégica do órgão que passa agora a liderar, destacando a relevância da representação regional para os próximos anos.

“A responsabilidade que me conferem é grande — e é coletiva”. E ainda disso no seu discurso que o norte “é uma região diversa, plural e assimétrica, mas profundamente coesa na ambição de se afirmar”. O presidente do Município de Lamego, ainda salientou que o Conselho Regional é “uma força representativa da Região”, com capacidade para influenciar políticas públicas e propor prioridades estruturantes, e por isso, há a necessidade de o Estado “transferir não apenas competências, mas também recursos” para permitir maior autonomia regional na análise dos instrumentos de gestão territorial e na definição de políticas públicas.

Já o presidente da CCDR-N, António Cunha, felicitou os novos órgãos, sublinhando “o contributo indispensável do conselho cessante” e agradecendo “toda a colaboração e empenho demonstrados ao longo do mandato”, como também confia na capacidade da nova equipa para reforçar a coesão territorial e aprofundar o papel deste organismo.

Composição da nova Comissão Permanente
Presidente: Francisco Lopes – Presidente da Câmara Municipal de Lamego
Vice-presidente: Alberto Costa – Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso
Secretária: Ana Raquel Azevedo – Presidente da Câmara Municipal de Baião

Vogais:
Manuel Tibo – Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro
Frederico Castro – Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso
Augusto Marinho – Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca
Fátima Fernandes – Presidente da Câmara Municipal de Montalegre

Conselho Económico e Social
António Joaquim Pimentel – PCM de Mogadouro (Efetivo)
Nuno Ferreira – PCM de Freixo de Espada à Cinta (Efetivo)
Ana Rita Dias – PCM de Vila Pouca de Aguiar (Suplente)
Luís Nobre – PCM de Viana do Castelo (Suplente)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *