O presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, António Pimentel, foi eleito por unanimidade presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS).
Pela primeira vez, a associação passa a ser liderada por um autarca de Mogadouro. A AMBS integra os municípios de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros.
O novo Conselho Diretivo é ainda composto pelos presidentes das câmaras municipais de Torre de Moncorvo e de Macedo de Cavaleiros.
Entre as prioridades do novo presidente está a negociação com a Movhera, concessionária do Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor, no que diz respeito às rendas e às obrigações legais e contratuais associadas à exploração das barragens.
Em declarações à agência Lusa, António Pimentel referiu que, desde 2008, existem cerca de 9,2 milhões de euros de obrigações por cumprir, relativas a rendas e medidas compensatórias. Acrescenta que o Fundo do Baixo Sabor, atualmente com apenas 400 mil euros para os quatro concelhos, deverá ser reforçado.
Para além desta questão, António Pimentel pretende acelerar os projetos ligados ao potencial turístico da albufeira, nomeadamente com a instalação das estações náuticas e a concretização dos quatro ecoresorts previstos na estratégia definida para o território.
A Associação de Municípios do Baixo Sabor foi fundada a 17 de junho de 2006 e tem como objetivo promover o desenvolvimento associado ao Baixo Sabor. A albufeira estende-se por cerca de 60 quilómetros e abrange os quatro municípios que integram a associação.

