Zeferino Ribeiro vence Prémio Literário da Lusofonia Professor Adriano Moreira

A quarta edição do Prémio Literário da Lusofonia Professor Adriano Moreira distinguiu Zeferino Ribeiro, natural de Viana do Castelo.

Para o autor, é um orgulho receber este galardão, instituído pelo Conselho de Curadores da Biblioteca Adriano Moreira e dinamizado pela Academia de Letras de Trás-os-Montes, com a colaboração do município de Bragança, da Diocese de Bragança-Miranda e do Instituto Politécnico de Bragança:

A obra do médico psiquiatra, “Milagres da Preta”, resulta de um longo processo de investigação, iniciado em 2018, após uma visita à Casa do Menino Deus, em Barcelos, local onde descobriu a história real que serve de ponto de partida para o romance. A obra combina elementos históricos e ficcionais, narrando a vida de uma escrava negra que, no primeiro quartel do século XVIII, servia em Barcelos:

Este ano, o concurso dedicado ao romance em prosa, recebeu 26 obras. A presidente da câmara de Bragança, Isabel Ferreira, realçou a importância crescente do prémio para a região e para a projeção da lusofonia:

O prémio foi entregue na sexta-feira, na sala de atos do Teatro Municipal de Bragança.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito e fotografia por Rádio Brigantia)