“Criar oportunidades no sector florestal” é o objetivo máximo do governo com a execução do plano “Floresta 2050, Futuro + Verde” através de políticas e estratégias para dinamizar a coesão territorial. Esta foi uma das afirmações do Secretário de Estado das Florestas, na sua mais recente passagem por Macedo de Cavaleiros, na entrega de cinco equipamentos adquiridos pelo governo e entregues às autarquias de Boticas, Vimioso, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro e à Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes.
Rui Ladeira acompanhou de perto a entrega de quatro tratores a cada um destes municípios e de uma máquina de rastos à CIM Terras de Trás-os-Montes, assim como os trabalhos no terreno.
O ex-autarca de Vouzela defende que esta estratégia vai criar postos de trabalho, mais resiliência e ainda oportunidades para quem quer investir no sector florestal. Outro exemplo é o número de efetivos de sapadores florestais, sediados em Macedo que já aumentou para 30 operacionais:
A iniciativa vai distribuir diverso equipamento para reforçar a prevenção dos incêndios rurais, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
A visita aconteceu na Unidade dos Baldios em Olmos, na Serra de Bornes, no âmbito da beneficiação de um asseiro e da criação de um caminho florestal, como explicou a diretora regional do Norte do ICNF, Sandra Sarmento:
O compromisso das áreas está firmado no âmbito do contrato de comodato, acrescentou a diretora:
A bulldozer ficará sediada em Macedo de Cavaleiros, mas intervirá nos nove concelhos da CIM Terras de Trás-os-Montes, como recorda o presidente, Pedro Lima, uma vez que os fogos não conhecem as delimitações concelhias:
Uma ajuda bem-vinda, garante o presidente da câmara municipal de Macedo de Cavaleiros, Sérgio Borges, uma vez que é preciso prevenir a época de incêndios 2026.
A aquisição destes equipamentos custou 50 milhões de euros e foi financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A nível nacional, a tutela está a distribuir 18 máquinas de rastos, 57 tratores para municípios e organizações de Produtores Florestais, num total de 285 equipamentos, e ainda 125 viaturas multifunções. A primeira ação decorreu na semana passada, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro.



























