Habitantes de Saldonha voltam a ter transporte público diário para Alfândega da Fé

A população da aldeia de Saldonha, no concelho de Alfândega da Fé, voltou a ter à disposição transporte público diário para a sede do concelho. A situação, que se arrastava desde 2021, foi resolvida com o ajustamento do percurso do autocarro, que passou a iniciar e terminar o trajeto na própria aldeia.


O presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares, adianta que os transportes diários serão ampliados e explica que as razões que levaram à ausência prolongada dos mesmos: 

A alteração surge numa fase de ajustamento do novo contrato intermunicipal de transportes, que prevê o reforço da oferta nas aldeias do concelho.

Eduardo Tavares sublinha o impacto desta medida no combate ao isolamento das populações:

A falta de transporte afetava diretamente o quotidiano da população, situação acompanhada de perto pela União de Freguesias de Agrobom, Vale Pereiro e Saldonha.


A tesoureira da Junta de Freguesia, Sandra Fernandes, recorda as principais dificuldades sentidas pelos moradores:

Entre os mais afetados estavam os residentes que se viam obrigados a percorrer longas distâncias a pé ou a faltar a compromissos essenciais.


Deolinda Moreno, uma das moradoras, que se deslocava diariamente relata as dificuldades o que enfrentou durante estes anos sem transporte diário:

Desde a última segunda-feira, o autocarro passa diariamente por Saldonha, uma solução que, segundo o município, é definitiva e será melhorada nos próximos meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *