Está oficialmente apresentado um dos maiores eventos gastronómicos da região norte de Portugal. Trata-se da Feira do Fumeiro de Vinhais que vai acontecer de 5 a 8 de fevereiro. O certame, que já vai na edição 46, foi apresentado em conferência de imprensa, esta quinta-feira. E a organização, a cargo do Município vinhaense, adianta que este ano conta com mais de meia centena de produtores locais a que se juntam mais de duas dezenas de produtores de fumeiro de outros concelhos da região.
O presidente da Câmara de Vinhais releva o facto de contar com mais dois jovens produtores, o que, no entender de Luís Fernandes, é o reflexo dos apoios que a Câmara tem dado, que vão desde a oferta de porcos para criar, passando pelo abate gratuito no matadouro e ajudas na sanidade animal:
Este ano, o autarca de Vinhais acredita que o certame pode cativar ainda mais visitantes, principalmente do lado espanhol, até porque a feira do fumeiro de Vinhais vai também ser apresentada, no dia 23 de janeiro na FITUR 2026, Feira Internacional de Turismo que acontece em Madrid:
Nesta conferência de Imprensa, o autarca vinhaense fez questão de contrariar uma mensagem que tem passado em várias plataformas digitais de que a alimentação à base de fumeiro não é saudável:
Luís Fernandes espera um regresso em força da feira do fumeiro de Vinhais e para a edição deste ano o Município reservou uma dotação financeira a rondar os 400 mil euros:
Como é habitual, o certame vai contar com a venda de enchidos e de outros produtos regionais, com as habituais jornadas temáticas do Porco Bísaro e o concurso do Melhor Salpicão.
Está apresentada a 46ª Feira do Fumeiro de Vinhais que acontece de 5 a 8 de fevereiro. A animação musical estará a cargo dos Vizinhos, na noite de 6 de fevereiro, e Pedro Abrunhosa sobe ao palco no dia 7 de fevereiro.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente)


