As escolas do Agrupamento de Macedo de Cavaleiros encerram amanhã como medida preventiva e para evitar perturbações das condições de circulação rodoviária, devido ao mau tempo.
A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros fez um comunicado nas redes sociais, avisando que por causa da previsão do tempo, como medida preventiva, foi determinado o encerramento das escolas, pela Proteção Civil Municipal.
Apela-se por isso à população que evite deslocações desnecessárias, sobretudo nas zonas de maior altitude.
Recorde-se que o estado do tempo vai agravar-se, devido à passagem da tempestade Ingrid, que irá trazer a Portugal continental chuva, vento forte e neve, a cotas mais baixas do que o habitual.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para a região transmontana emitiu um aviso vermelho para o para o distrito de Vila Real, para amanhã, devido à queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação da ordem de 20 a 30 cm acima dos 800 metros, podendo acumular até 5 cm acima de 600 metros de altitude, e baixando temporariamente a cota para 400 metros na noite de 23 para 24.
Já no distrito de Bragança, foi emitido um aviso laranja, válido a partir de sexta-feira e até às 24h00 de domingo, com queda queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação da ordem de 20 a 30 cm acima dos 800 metros, podendo acumular até 5 cm acima de 600 metros de altitude, e baixando temporariamente a cota para 400 metros na noite de 23 para 24.
O Município também dá conta que o Serviço Municipal de Proteção Civil e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros estarão em articulação de meios e esforços, de modo a mitigar todos os constrangimentos que se venham a verificar, estando em condições, caso assim seja necessário, de assegurar o apoio domiciliário das IPSS, garantindo apoio às populações mais vulneráveis.
Contactos úteis:
Proteção Civil: 800 246 246
Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros: 278 428 530

