IPMA associa a depressão secundária Kristin à depressão Joseph

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) associou a depressão secundária Kristin à depressão Joseph.

Em comunicado, este instituto de previsão meteorológica, refere que “se prevê um forte impacto do vento, de uma forma geral sobre a costa ocidental e terras altas de Portugal continental, com rajadas entre 100 e 120 km/h, mas que localmente poderão superar os 140/160 km/h.”

De acordo com o instituto, o estado do tempo deverá agravar-se ainda mais a partir desta tarde, prolongando-se até à madrugada de amanhã, dia 28 de janeiro.

Neste contexto, é expectável a ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas pela acumulação de águas pluviais, devido à obstrução dos sistemas de drenagem ou a fenómenos de galgamento costeiro, bem como a possibilidade de cheias, potenciadas pelo transbordo de leitos de alguns cursos de água, rios e ribeiras.

O IPMA alerta ainda para o risco de instabilidade de vertentes, podendo ocorrer movimentos de massa, como deslizamentos ou derrocadas, provocados pela infiltração da água no solo. Este risco pode ser agravado em zonas onde o coberto vegetal foi removido na sequência de incêndios rurais ou devido à artificialização do solo.

Aos automobilistas é pedida especial precaução, uma vez que o piso rodoviário poderá apresentar-se escorregadio, devido à formação de lençóis de água ou à acumulação de gelo e ou neve.

A nível nacional, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil registou 490 ocorrências entre as 00h00 e as 07h45. Já a nível regional, nomeadamente no concelho de Macedo de Cavaleiros, foi registada uma ocorrência de limpeza, às 10h31, nas localidades de Ala e Vilarinho do Monte, de acordo com informação divulgada pela ANEPC.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *