Lobo-ibérico tem sido também um problema para os caçadores

A caça continua a enfrentar diversas problemáticas com a falta de exemplares de pequeno porte, como lebres, coelhos, perdizes, assim como na caça maior. Um dos problemas é proliferação de exemplares do lobo-ibérico, que faz com que diminua o corço, assim como o javali, destacou o presidente da Federação das Associações de Caçadores da 1ª Região Cinegética, João Alves:

Uma problemática que tem sido registada nas montarias que têm sido realizadas:

Os caçadores, são segundo o presidente da Federação das Associações de Caçadores da 1ª Região Cinegética, os primeiros agentes de conversação da natureza e da biodiversidade, sendo preciso por isso desmitificar o conceito negativo que está envolvida a prática venatória, sendo necessária até para corrigir alguns desequilíbrios.

Para além destes problemas também se registam doenças nos animais e poucas curas. João Alves também sublinha que o governo se preocupa apenas com burocracia e taxas. Adianta ainda que esta prática desportiva poderá também auxiliar na preservação desta espécie protegida:

O lobo-ibérico tem sido uma espécie que levanta muitas dúvidas e alguma problémica junto de sobretudo, criadores de bovinos e de pastores, pelos ataques constantes. Trata-se de uma uma espécie protegida em Portugal desde 1989. No entanto, no passado domingo, um possível ataque de lobos matou uma vaca da raça limousine, em Serapicos, no concelho de Vimioso. A criadora, Filomena Miranda encontrou o animal que estava prestes a parir, já morto. Referiu que pelas lesões na cabeça e na parte de trás do animal, poderá ter sido um ataque de lobos.

Com base em dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e estatísticas regionais, o distrito de Bragança, que constitui o núcleo principal do Nordeste Transmontano, contava com 10 mil 187 caçadores registados em 2023. Em 2020 eram 10 mil 591.

Fotografia: Meteo Trás-os-Montes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *