Comando Territorial da GNR de Bragança comemora o 16º aniversário, em Vila Flor

O Comando Territorial da GNR de Bragança comemora 16 anos. As celebrações decorrem em Vila Flor e começaram ontem. Continuam hoje, com várias demonstrações de meios e uma cerimónia militar.

O comandante António Lobo Carvalho diz que vai ser uma comemoração especial, particularmente na segunda-feira:

“Este tem um gosto muito especial, porque o Estandarte Nacional da Unidade vai ser condecorado com medalha de ouro, de serviços distintos. Esta condecoração é absolutamente distinta para nós. Primeiro, porque é dada pelo poder político. Vamos ter a honra de ter connosco a senhora Ministra da Administração Interna, nesta cerimónia. E é um ato formal com uma beleza única, porque não há muitas unidades com esta distinção.”

O comandante alarga o mérito da medalha de ouro à população do distrito de Bragança:

“Bragança, um território que está tão longe na centralidade de Portugal, se possa se afirmar de todas as outras áreas, e que a sua Guarda Nacional Republicana tem a honra e distinção de receber esta condecoração. Não é só para nós, é também para a comunidade.”

Hoje, segundo o comandante António Lobo de Carvalho, os mais pequenos vão vestir a farda e estar na pele de um Guarda. Esta é forma de os sensibilizar para a profissão:

“Vamos ter a presença do que nós designamos pelo pelotão do futuro, constituído por crianças do concelho, com as mini fardas da Guarda Nacional Republicana, e vão marchar connosco. É uma forma de criar também uma certa atratividade à função policial, porque a vida policial é uma vida dura, é uma vida difícil, é feita de muitos desafios. E nós, com estes sinais, queremos cativar”.

A Cerimónia Militar Principal, acontece hoje, pelas 15h00, na Avenida Marechal Carmona, em Vila Flor.

Ontem, houve lugar a uma Eucaristia na Igreja Matriz de Vila Flor, uma demonstração estática de meios da GNR, no Pavilhão do Parque de Exposições, e ainda um concerto com o Quinteto de Metais da GNR no mesmo local.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Ansiães e Brigantia)
Fotografia: GNR – Comando Territorial de Bragança