Esta foi uma mostra realizada no âmbito da disciplina de expressão plástica, em que os alunos deram asas à criatividade.
São vários os trabalhos expostos, como conta a professora Carina Barreira, professora desta instituição de ensino:
“De trabalhos temos aqui expostas duas vias sacras, e mais 24 crucifixos e ainda temos dois terços elaborados com materiais naturais, com nozes e avelãs, sementes de abacate e ainda alguns paus, recolhidos na natureza”.
A ideia foi sobretudo dar uma nova vida aos materiais utilizados, como acrescenta a professora:
“Os crucifixos foram elaborados com a reutilização de materiais, nomeadamente de molas em madeira, em que as alunas construiram o seu, colocando lá claro, Jesus Cristo”.
Com o aproximar da época pascal, esta exposição pretende refletir sobre o caminho de Jesus até ao Calvário.
Bela Pires, aluna da Universidade Sénior, partilha o trabalho realizado:
“Fiz um quadro que representa a Cruz de Cristo. Gostei muito, está muito bonito e está muito apresentável. Marca a época de Paixão de Cristo”.
Já o autarca de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, não poupou elogios à exposição:
“É uma exposição com obras de arte muito criativas e esteticamente muito belas. E eu particularmente fiquei muito sensível com os trabalhos mais recentes. Há muitos trabalhos de sombra, com um sentido estético fora do comum”.
O presidente destacou ainda a qualidade e a criatividade dos trabalhos desenvolvidos:
“Estes momentos de partilha que os alunos têm ajudam a desenvolver a criatividade, daqueles que provavelmente, nem sabiam que tinham estes dons, de serem artistas”.
Silvina Canadas, aluna da Universidade Sénior, faz o convite:
“A exposição está muito bonita e as pessoas que puderem vir que venham, que está realmente muito bonita”.
A mostra “Caminho da Cruz” conta com a direção artística de Inês Falcão e estará patente até ao dia 28 de abril no Museu de Arte Sacra, como refere:
“Como nós estamos na altura da Páscoa e, acho que só neste título diz tudo, verificando que tínhamos duas salas disponíveis no Museu de Arte Sacra. Por isso, adiei uma outra exposição que era para entrar já e assim facilitámos, o que é muito mais interessante. Acho que a Universidade Sénior tem de ter esta visibilidade dos trabalhos, que têm muita qualidade, e achei que durante o mês de abril até passar a Páscoa fazia sentido, esta exposição ter este espaço digno e estar aqui.”
O Museu de Arte Sacra recebe a seguir a sexta Bienal de Arte de Gaia a 3 de maio, que foi adiada para primeiro dar espaço ao trabalho desenvolvido pela Universidade Sénior de Macedo de Cavaleiros.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Oiça aqui a peça: https://ondalivrefm.net/olfm/wp-content/uploads/2025/04/Peca-Exposicao-museu-de-arte-sacra_FINAL-1.mp3










