Cerca de 50 séniores participaram numa aula de ginástica para celebrarem o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde, no Parque da Cidade de Macedo de Cavaleiros.
A iniciativa surgiu através do Centro Social e Paroquial de Grijó e o Centro Social e Paroquial Carrapatas.
Ana Rita Canteiro, do Centro Social e Paroquial de Grijó, explica que para esta aula contaram com o apoio do ginásio Macedo Box.
“Convidamos o Daniel Venceslau e a Joana Silva para apresenteram esta atividade física, para promoverem esta atividade com as instituições, para os mais idosos apanharem ar puro e não estarem sempre fechados nas instituições.”
“Acho que é muito importante tirá-los do meio onde estão, tirá-los um bocadinho da instituição, para promover também os hábitos saudáveis”, reforçou Carolina Carneiro do Centro Social e Paroquial Carrapatas.
A aula de ginástica esteve a cargo da personal trainer, do Macedo Box, Joana Silva que optou por exercícios focados na mobilidade.
“Aqui foi um bocadinho mais de mobilidade, mais de coordenação, mais cardio, tentarem um bocadinho mais movimento. Têm de ser movimentos mais suaves porque são pessoas com mobilidade muito reduzida. Tentei fazer uma atividade que fosse mais engraçada”, explica.
Esta pretende ser uma resposta ativa ao desafio do envelhecimento e do isolamento social, como afirma o presidente da junta de freguesia de Macedo de Cavaleiros, Sérgio Borges.
“Como o tempo estava ótimo juntamos o útil ao agradável e fizemos uma aula de ginástica pra comemorar estes dois dias. Ainda por cima as nossas freguesias estão a ficar cada vez mais idosas e temos de os colocar a praticar atividade física”, sublinha.
Convívio foi a palavra de ordem entre os séniores que pedem mais atividades ao ar livre como esta.
“Faz-nos bem e temos convívio, vemos outras pessoas, o tempo está magnífico”, refere uma das utentes da Universidade Sénior. “Além de ser bom, a rua é diferente”, atira outra das utentes da mesma instituição.
A esta iniciativa juntaram-se os mais novos, para um encontro intergeracional, acompanhados por Susana Lameiras, educadora social, Nuclisol Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros.
“Acho muito interessante uma atividade física e interagir com pessoas de outra geração e outro tipo de deficiências, para eles conseguirem interagir com todas as idades”, aponta.
A organização contou ainda com o apoio do Convento de Balsamão.
O Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde celebram-se no dia 6 e 7 e abril, respetivamente.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Foto: Rádio Onda Livre




