A Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros decidiu avançar com a Cerimónia Evocativa do 51.º Aniversário do 25 de abril. Arranca às 10h30 com o Hastear da bandeira a meia haste e uma homenagem ao Papa Francisco.
Depois do cancelamento das celebrações do 25 de abril, por parte da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, devido à morte do Papa Francisco, a junta de freguesia desta cidade, decidiu avançar com um programa durante a manhã, para marcar a data. Arranca às 10h30, como explica o presidente Sérgio Borges.
“Penso que conseguimos fazer as duas coisas, até porque se pensarmos que o Papa Francisco era adepto da liberdade, da liberdade religiosa, liberdade do pensamento e da liberdade de expressão, tinha o respeito pela opinião dos outros, penso que se respeitarmos isso conseguimos fazer as duas coisas, não será uma celebração, mas sim uma comemoração evocativa do do 25 de abril, são 51 anos de liberdade, penso que ele iria gostar, basicamente vai ser um hastear da bandeira a meia haste.”
Sérgio Borges concorda com o cancelamento das atividades exteriores, mas destaca a importância da data e que não pode passar em branco.
“Para nós portugueses que nos custou tanto a lutar e a ganhar esta liberdade… são 51 anos! É uma data que não deve passar em branco, claro sem deixar de ter uma palavra de apreço e de homenagem para com o Papa.”
O presidente da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros faz o convite a toda a comunidade.
“Convido a comunidade que queira aparecer às 10h30 em frente à Junta de Freguesia para homenagear, não só o Papa Francisco, mas também evocar estes 51 anos de de liberdade, da nossa liberdade”, frisou.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros informou hoje que decidiu cancelar as iniciativas exteriores do 25 de abril.
Deste modo, fica apenas a manter-se, amanhã à tarde, às 14h30, a Assembleia Municipal Jovem no Centro Cultural.
O concerto das bandas filarmónicas também foi cancelado.
No dia 26 de abril, a programação termina com a exibição do filme “Camarada Cunhal”, às 21h30, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.
O Governo aprovou luto nacional até sábado, em homenagem ao Papa Francisco e não vai participar em festas do 25 de Abril, por este motivo já vários municípios anunciaram o cancelamento das celebrações.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE