Macedo de Cavaleiros recebe Bienal Internacional de Arte de Gaia no Museu de Arte Sacra

A sexta Bienal Internacional de Arte de Gaia já chegou a Macedo de Cavaleiros, mais concretamente ao Museu de Arte Sacra e ficará disponível para visita até julho.

A exposição tem trabalhos de 26 artistas, nacionais e internacionais, mas também há espaço para os do concelho.


“Esta exposição tem a ver com o Polo da Bienal de Internacional de Gaia, que é a Bienal das Causas, e aqui em Macedo de Cavaleiros temos 26 artistas, mas temos 50 obras. Isto foi uma parceria com a Bienal de Gaia, que estabelecemos, portanto são obras a nível de arte contemporânea e são sobretudo versáteis em termos de obras artisticas. Temos instalações, temos pintura, temos escultura, e acho que é uma forma de ter uma outra dinâmica aqui dentro do Museu de Arte Sacra. Algumas obras estão em contexto também misturadas com obras de Arte Sacra, que já existiam aqui no museu, mas fazemos sempre esta simbiosa entre a componente mais religiosa de Arte Sacra e arte contemporânea, que acho que funciona muito bem”, explica a curadora, Inês Falcão.


A ideia é trazer a arte até ao interior do país e fazer uma ponte entre os diferentes artistas, como explica Agostinho Santos, diretor da bienal.

“Um dos grandes objetivos é, precisamente, sair de Gaia e ir ao encontro de vários municípios. Nós queremos organizar algo entre artistas de Gaia e artistas dos locais onde vamos fazer a exposição. E aqui estamos em Macedo, porque achamos que é uma terra que tem interesse pela cultura, e pela arte em particular. A nossa função, que é exatamente essa, é mostrar e divulgar a obra dos nossos artistas e ao mesmo tempo fazer com que surja um diálogo e um relacionamento e uma ponte entre artistas de várias regiões.”


O autarca, Benjamim Rodrigues, congratulou-se com esta iniciativa, reforçando a importância da descentralização da arte contemporânea.

“Temos aqui uma oportunidade de partilhar produções, não só nacionais como internacionais, provenientes de uma bienal conceituadíssima, que é a bienal de Gaia, não é só artistas nacionais, artistas conceituados, com estilos diversos, mas também artistas da região, que isso enche-nos de orgulho”, apontou.

A sexta Bienal Internacional de Gaia vai estar patente, até 12 de julho, no Museu de Arte Sacra, em Macedo de Cavaleiros.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE