Ministério Público investiga as circunstâncias da morte de mulher de Alfândega da Fé

O Ministério Público (MP) vai investigar o caso de atendimento, que culminou com a morte de uma mulher de 69 anos, de Alfândega da Fé.

A Procuradoria-Geral da Republica vai instaurar um inquérito, o qual se encontra em “investigação”, neste caso que remonta a 12 de março deste ano, quando a alegada falta de disponibilidade de ambulâncias do INEM prejudicou o auxílio a mulher que sofreu AVC.

O caso aconteceu no passado dia 12 de março (quarta-feira), ao final da tarde. Carlos Rachado ligou para o 112 depois de a sua mãe ter sofrido um AVC. Mas, do CODU (Centro Orientação de Doentes Urgentes), teve a indicação que não havia ambulâncias do INEM disponíveis para a transportar para uma unidade hospitalar.

A notícia foi avançada pela Lusa, que indica que “segundo informações recolhidas na altura dos factos junto do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), no dia 12 de março, pelas 18.44 horas, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM recebeu uma chamada para apoio a uma utente de 69 anos, após uma queda da própria altura”.

O INEM explicou que após triagem e aconselhamento por parte do CODU, foi acionada uma ambulância da corporação de Macedo de Cavaleiros, a cerca de 30 quilómetros. Isto porque as ambulâncias de Alfândega da Fé, estavam todas ocupadas noutras missões de emergência médica.

Entretanto, a mulher foi encaminhada para o centro de saúde”, que solicitou o transporte “e referenciação hospitalar por aparente agravamento clínico”.

Desta vez, o CODU “mobilizou para o local uma ambulância do Corpo de Bombeiros de Mirandela, que era a entidade mais próxima e simultaneamente com disponibilidade de meio para efetuar a transferência da utente do Centro de Saúde de Alfândega da Fé para o Hospital de Bragança”.

A mulher deu entrada na urgência do hospital de Bragança às 21.14 horas e acabou por falecer três dias depois, com um diagnóstico a apontar para um Acidente Vascular Cerebral.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE