“Caravana do Ténis” passou por Macedo de Cavaleiros

Na manhã desta quarta-feira, o jardim primeiro de maio, à frente da câmara municipal de Macedo de Cavaleiros, transformou-se num campo de ténis, com a caravana que está a visitar todas as localidades do país de norte a sul.

Esta iniciativa tem o nome de “Ser Cidade… Ser ténis”, e é organizada pela Federação Portuguesa de Ténis, Ténis Norte de Portugal, Associação Regional de Ténis Vila Real e Bragança e juntou em Macedo de Cavaleiros, cerca de 80 crianças do pré-escolar, que estão neste momento a participar das férias desportivas.

Esta prática desportiva está cada vez mais a ganhar adeptos e em Macedo de Cavaleiros poderá abrir uma Escola de Ténis, em outubro, como anunciou Domingues Gonçalves, coordenador de fomento da Federação Portuguesa de Ténis:

“De há 3, 4 anos para cá, o ténis na nossa associação tem evoluído bastante. Nós chegamos a ter anos em que tínhamos 50 inscritos e neste momento estamos a bater os 500. Temos tido ações da “Caravana do Ténis”, como eu já lhe disse, passamos por Vila Pouca de Aguiar, porque já havia algumas conversações com o município, até com o agrupamento de escolas. E como estivemos lá a semana passada, ficou fechada a criação da escola de ténis em Vila Pouca de Aguiar. Há aqui também algumas conversações com o município de Macedo de Cavaleiros. Inclusive o meu colega que está aqui, o professor de Educação Física, Luís Correia, será ele o responsável daqui da escola. E em breve também teremos uma escola de ténis aqui em Macedo de Cavaleiros.”

E o feedbak tem sido muito bom:

“Portanto, aquilo que está a acontecer, os miúdos que estão a jogar, vem beber água, voltam novamente ao local para fazer a atividade e para onde a gente tem passado, tem sido excelente. Já agora vou também aproveitar a oportunidade para dizer que isto é aberto a toda gente. Nós estamos a falar através do pré-escolar, até mesmo, por exemplo, nós em Vila Pouca de Aguiar tivemos a Universidade Sénior a participar e até um centro de idosos.”

Para os mais pequenos, a iniciativa é de louvar:

“Até está a ser fixe. Sim? É a primeira vez que fazes? Não, já fiz-o três vezes nos anos passados, no ATL e sempre gostei”, contou a Matilde Silveira de 9 anos.

“Bem. É uma atividade desportiva que tu ias gostar de praticar, ténis? Sim, é muito fixe, é muito divertido”, destacou Nadine Aires, com a mesma idade.

É a primeira vez que praticas ténis? É. E o que é que estás a achar? É fixe, divertida, é fácil de aprender”, disse Núria Franca de 10 anos.

“É fixe. É a primeira vez que praticas ténis? É. Achas fácil? Acho”, contou Francisca Martins, de 11 anos.

Tu normalmente praticas ténis? Não. Não? Já treinei quatro, quatro vezes no campo. E diz-me uma coisa, o que é que tu estás a achar deste dia? Divertido e fantástico”, contou Beatriz Carvalho, de 10 anos.

“Então, esta atividade inspirou-me, e eu também gostei. E fiquei a aprender”, salientou Matilde Carvalho.

“Acho muito bom para as crianças poderem vir aqui participar deste desporto. E eu acho que é muito inclusivo”, disse João Pires, de 12 anos.

Susana Viana, a vereadora do Município de Macedo de Cavaleiros, também esteve presente, dizendo que esta é uma ação importante para divulgar e descobrir esta modalidade:

“O município ficou muito lisonjeado por ser escolhido pela Federação de Ténis para a realização da Caravana e ser também palco da promoção desta modalidade, junto das crianças que participam nos ATL’s e de todas as crianças do município que queiram comparecer. É uma atividade muito importante porque é para eles terem um conhecimento e descobrirem esta modalidade.”

A “Caravana do Ténis” é aberta a todas as idades, este ano na região durou 8 dias, passou por Mondim de Basto, Vila pouca de Aguiar, Chaves, Alijó, Mirandela. Hoje estará em Mogadouro e amanhã em Bragança.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Jornalista: Maria João Canadas