Este ano, o Azeite Vale Pradinhos tem arrecadado diversos prémios, uma medalha de prata e cinco de ouro, em concursos internacionais e em Portugal, no Concurso Nacional de Azeites de Portugal, que se realizou no passado mês de junho.
Fora de portas, conseguiu ganhar uma medalha de prata num concurso realizado na Grécia, e em ouro em Berlim, Japão e Itália. Também, no Concurso Nacional de Azeites de Portugal, conseguiu duas medalhas de ouro, nas categorias modo biológico e frutado maduro.
Mara Lopes, comercial da marca, sediada em Macedo de Cavaleiros, desde 1913, quando o fundador Manoel Pinto de Azevedo começou o projeto do zero, destaca que este reconhecimento é sempre uma mais valia:
“Claro que é sempre uma mais valia, para nós, tanto como ao consumidor, para lhe dar, alguma credibilidade, apesar de nós sabermos aquilo que colocamos no mercado, é sempre bom sermos reconhecidos pelo trabalho, esforço e qualidade, que temos.”
Antecipando um pouco a campanha deste ano, para já está tudo a correr bem, quando houve uma muito boa floração, garante a funcionária:
“Estamos com um bocadinho de calor. Para já está tudo bem. Tivemos uma boa floração, esperamos que não aconteça nada para que as coisas mudem”.
Este é um negócio de família, que faz comercialização de vinhos e de azeite. Conta com 12 funcionários fixos e contrata sazonais, na altura da vinha e das podas.
A medalha de prata foi ganha no concurso “Athena International Olive Oil Competition” (Athenas IOOC), que decorreu a 8 a 10 de maio. Uma das medalhas de ouro foi conseguida no Global Olive Oil Awards de Berlim (GOOA), que começou a 22 de março. Também participou no Olive Japan (Olive Oil Competition) que terminou a 23 de junho. Em Itália, o concurso que este azeite participou foi no EVO International Olive Oil Contest (EVO IOOC), que decorreu a 23 de maio.
