Primeira caminhada em Macedo que juntou avós e netos

Esta sexta-feira, dia 24 de julho, decorreu uma Caminhada dos Avós e Netos em Macedo de Cavaleiros, no âmbito do Dia dos Avós, que se assinala, oficialmente no dia 26 de julho, e que juntou cerca de 100 participantes.

O momento também contou com o recordar de jogos tradicionais, exercícios físicos na Praça das Eiras, e ainda cantigas de outrora.

Uma atividade organizada pela Operação CoMsigo – CLDS-5G de Macedo de Cavaleiros. A coordenadora, Elsa Mirandês, garante que a iniciativa é para repetir:

“Este projeto contempla 24 atividades, em que o Eixo 3 trabalha com a parte idosa, Achamos por bem fazer uma caminhada para assinalar esse dia. É para repetir? Sem dúvida. Durante estes quatro anos, certamente vai ser para repetir. Qual foi a reação deles, tanto dos netos como dos avós? Por acaso, eu estava um bocadinho receosa, porque uma pessoa não consegue controlar tudo, mas acho que superou as expectativas. E em relação às pessoas, dá-me a sensação que estavam muito animadas, muito bem dispostas. E os miúdos também gostaram. Acho que foi uma excelente iniciativa e que, sem dúvida, quer para repetir.”

Também representantes do município de Macedo se fizeram representar. A Vereadora do Pelouro da aérea Social, Susana Viana, destacou a interação entre as duas gerações é crucial para uma perfeita harmonia intergeracional:

“Esta iniciativa é muito importante porque promove o encontro entre duas gerações, entre os avós e os netos, e é uma forma deles terem memórias futuras e de partilharem experiências e vivências. Não é todos os dias que avós e netos se juntam para uma caminhada. A geração mais nova tem o hábito de caminhar, os avós nem tanto, e hoje foi uma experiência que é para repetir, porque pela adesão percebemos que as famílias gostam destes momentos de partilha e nada melhor do que explorarmos o Parque Engenheiro Luís Vaz para estas experiências em família.”

Quem participou gostou, confessa a avó Berta, com a neta Carolina:

“Gostei muito. Já alguma vez tinha feito uma caminhada com os seus netos?Não, não. O que é que achou desta experiência? É muito bom, pronto. Fez ginástica? Tudo, tudo… Como é que te chamas? Carolina. Como é que foi esta experiência, dar um passeio ou fazer uma caminhada com a avó? Foi muito bom. Fazê-la sair de casa e andar e exercitar as pernas, foi bom. Achas importante este tipo de iniciativas?
Claro que sim. Devemos repetir mais vezes.”


Uma atividade organizada pela Operação CoMsigo – CLDS-5G de Macedo de Cavaleiros, com o apoio do Município Macedense. A caminhada foi cofinanciada pelo Fundo Social Europeu Mais – Pessoas 2030 / Portugal 2030.