Escola Profissional Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros vai ter um Centro Tecnológico

A Escola Profissional Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros vai ter um Centro Tecnológico Especializado, que será inaugurado a meados de setembro.

Benjamim Rodrigues, presidente da autarquia, explicou que já devia ter sido inaugurado:

“Sim, o Centro Tecnológico, já devia ter sido inaugurado. Como vocês perceberam, o município é alheio a estas situações. Mas houve aqui uma providência cautelar, devido ao fornecimento de equipamentos, que envolveu o Instituto Piaget. Agora está tudo resolvido e certamente, que em breve será inaugurado. Porque as instalações estão prontas.”

A novidade foi avançada nesta última sexta-feira, em conferência de imprensa, pelo diretor da Escola Profissional Jean Piaget, Armando Queijo, aquando, da cerimónia pública sobre uma intenção para assinatura de um protocolo que pretende trazer de novo o ensino superior para Macedo de Cavaleiros, no âmbito do ensino privado e cooperativo, que será assinado brevemente, entre a autarquia e o Instituto Piaget.

O diretor da Escola Profissional Jean Piaget explica que o equipamento será de vanguarda:

“O centro tecnológico tem muitos equipamentos, desde braços robóticos, impressoras 3D, o laboratório de sistemas de informação geográfica, computadores de última geração, quadros interativos e os vídeo-projetores. Há uma panóplia de equipamento de última geração, no âmbito informático, que nos vamos dispor e que vai fazer com que este seja um dos melhores centros, no distrito de Bragança. E mesmo a nível do nosso país. Ficaremos com condições ótimas para ministrar cursos na áreas das ciências informáticas, mas não só, como por exemplo na área de mecatrónica.”

O objetivo das duas entidades é preencher uma lacuna que existe no distrito de Bragança, que é haver resposta de ensino privado, em três áreas distintas, na educação, saúde e áreas informáticas:

“O ensino privado tem lugar. Como em tudo. São ofertas alternativas. Particularmente na saúde, eu falei de um caso na licenciatura de Fisioterapia, onde já tinha havido uma tentativa de criarmos esta licenciatura. E portanto, nós temos condições para que isso aconteça. Eu espero, sinceramente, que a direção do Instituto Piaget decida, porque é uma oportunidade para atrair jovens.”

O centro tecnológico custou mais de um milhão de euros e foi financiado por fundos europeus, do PRR 2030, em 100%.

O Instituto Piaget instalou-se em Macedo de Cavaleiros em 1989, ou seja, há 36 anos.

Recorde-se que o Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros foi encerrado em 2015, e a Escola Profissional Jean Piaget começou a lecionar, dois anos depois.