Cerca de 120 municípios do interior Norte e centro do país e da região do Algarve estão em risco máximo de incêndio, incluindo o distrito de Bragança. Foram ainda colocados 12 distritos sob aviso laranja, incluindo Vila Real e Bragança.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) determina o risco de incêndio em cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo este último emitido quando as condições meteorológicas, como calor extremo e baixa humidade, aumentam significativamente o perigo de ignição e propagação de incêndios.
Recorde-se que Portugal está em situação de alerta até esta quarta-feira (13 de agosto), devido ao risco de incêndio florestal.
A continuação de temperaturas elevadas em todo o país para os próximos dias e a diminuição de ignições devido às proibições determinadas são apontados como os motivos principais para a situação de alerta.
O IPMA também colocou hoje 12 distritos do continente sob aviso laranja, o segundo mais grave, por causa do calor, a maioria até ao final do dia de terça-feira. São eles: Vila Real, Castelo Branco, Santarém e Lisboa, por causa da persistência de valores muito elevados da temperatura máxima, estendendo-se até às 23h no distrito de Viseu.
Já nos distritos de Bragança, Guarda, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro mantém-se ativo até meia-noite de terça-feira.
Foto: Arquivo

