Benjamim Rodrigues recandidata-se a mais um mandato à Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros. Sob o lema “Pelos macedenses tudo!”, o Partido Socialista (PS) apresentou ontem uma lista “ extremamente jovem”.
O PS entregou, esta segunda-feira, as listas de candidatos às autárquicas de 12 de outubro, no concelho de Macedo de Cavaleiros, com Benjamim Rodrigues a recandidatar-se a presidente da Câmara Municipal. O atual autarca explicou o que o motiva a candidatar-se a um terceiro mandato.
“Não me sinto satisfeito com aquilo que consegui realizar até hoje. O projeto, era um projeto a 12 anos, de facto, um projeto para ter continuidade. Temos uma série de candidaturas em curso e que são propostas estruturantes para o nosso concelho e se quiser ser sincero, terei que lhe dizer que dar-me-ia muito gosto terminar todas estas propostas que fizemos”, explica Benjamim Rodrigues.
O autarca revelou que foi um dia feliz até porque, a estas eleições, foram apresentados nomes a todas as freguesias, o que não aconteceu da última vez.
“É um dia feliz, apresentamos listas a todas as freguesias. Há quatro anos não foi assim, portanto, isso significa que as pessoas continuam a ter confiança neste executivo, continuam a ter confiança nas pessoas que se candidatam às freguesias, infelizmente cada vez são menos, mas mesmo assim conseguimos ter pessoas disponíveis para esta missão, que é trabalhar para a comunidade.”
A lista define-se como jovem e com paridade total.
“Como dá para perceber, é uma lista extremamente jovem, muito jovem mesmo, é uma lista com paridade total. Temos cinco senhoras, cinco senhores, estamos a falar de gente muito dinâmica, gente com muita energia, com disponibilidade e devoção, portanto, e são pessoas determinadas para contribuir para o crescimento económico e social deste concelho.”
Benjamim Rodrigues quer dar continuidade ao trabalho desenvolvido até aqui pelo seu executivo, que caracteriza como “árduo”, já que numa fase inicial foi necessário estabilizar financeiramente a tesouraria da Câmara Municipal.
“Devemos dar continuidade a um trabalho que foi muito árduo e difícil nos primeiros anos, que foi o equilíbrio financeiro, estamos a falar que tínhamos uma dívida de cerca de 18 milhões e que neste momento diminuímos para cerca de metade, aumentando a nossa capacidade de endividamento, porque quando nós chegámos tínhamos uma capacidade de endividamento de cerca de 700 mil euros, quando nós agora temos uma capacidade de endividamento superior a 3 milhões, podemos fazer as obras que bem entendermos, porque temos capacidade para isso”, remata.
Entre as prioridades para o concelho, o candidato do PS, destaca a renovação do Parque Municipal de Exposições, que já conta com um projeto em curso, a expansão da zona industrial, a reabilitação do parque desportivo, bem como a pista de atletismo do estádio municipal, a aposta no desporto náutico, no Arquivo Municipal e reforço da habitação.
Os 10 nomes da Lista à Câmara Municipal, por ordem, são: Benjamim Rodrigues, Paulo Rogão, Susana Viana, Armindo Cepeda, Joana Silva, Mariana Fernandes, Adelino Cordeiro, Daniela Mota, Ana Rita Queijo e Diogo Santos.
João Alves é o primeiro nome apontado para a Assembleia Municipal, seguindo-se depois os nomes de Rui Vilarinho, Celina Martins e o de Jorge Asseiro.
A lista da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros é composta em primeiro por Rogério Pires, seguindo-se Patricia Cordeiro, Duarte Santos, José Podence e Joana Queiroga.
No que diz respeito a alterações às restantes juntas de freguesia, seja por motivos pessoais ou fim de mandatos, são as seguintes: Vilarinho de Agrochão – Alda Pinheiro; Talhas – José Casimiro Vilar; Cortiços – José Miguel Mascarenhas; Peredo – Acácio Cordeiro; Talhinhas e Bagueixe – José Martins; Salselas – Emanuel Nascimento; Podence – Rufino Xavier.

