Há dois novos incêndios no distrito transmontano, um no concelho de Mirandela, na freguesia de Passos e outro em Carrazeda de Ansiães
Novo alerta de incêndio no concelho de Mirandela, ao início da tarde desta terça-feira, o fogo andou pela freguesia de Passos, junto à Auto estrada Transmontana. Situação entretanto debelada.
À mesma hora um outro incêndio teve início, em Carrazeda de Ansiães, este envolve por agora 100 homens, 30 viaturas e um meio aéreo, trata-se de um fogo que lavra em zona de mato.
Isto enquanto ainda se trava o combate às chamas que começaram domingo em Barcel, agora já nos concelhos de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros e Vila Flor. Vale Frechoso foi um dos locais mais atingidos pelas chamas nas últimas horas, que continuam a ser combatidas por mais de 300 bombeiros e 100 viaturas apoiadas por 4 aeronaves. Será o que, nesta altura, envolve mais meios no distrito de Bragança.
De resto, a Estrada Nacional 214 entre Vale Frechoso e Benlhevai, continua fechada ao trânsito, tal como o IP2 entre os nós de Lodões e Trindade.
Com a significativa baixa das temperaturas registadas, Noel Afonso, comandante sub-regional das Terras de Trás-os-Montes da Proteção Civil confirma situação de resolução para um terceiro ponto no distrito de Bragança, o fogo de Freixo de Espada à Cinta está em fase de resolução.
Continuam ainda assim no terreno 250 homens. O fogo chegou aos concelhos vizinhos de Mogadouro e Torre de Moncorvo.
A viver também horas de aflição, chega de Espanha o fogo tocado a maus ventos. A Vilar de Perdizes em Montalegre, Vila Real, o fogo chegou a ter três frentes ativas disse à Lusa o segundo comandante dos bombeiros de Montalegre, Miguel Monteiro. A aldeia já está “livre de perigo”.
Até ao final desta quarta-feira mantém-se a situação de alerta devido aos incêndios em todo o território continental, recorde-se é crime o uso do fogo em espaço rural, lançar foguetes e há restrição no uso de máquinas em alguns trabalhos agrícolas.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Terra Quente)

