A base em Macedo de Cavaleiros ficará assim com 30 elementos.
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas abriu concurso para 88 sapadores florestais para Força de Sapadores Bombeiros Florestais (FSBF). Destes 88, 29 elementos destinam-se à região norte, como destaca Sandra Sarmento, diretora Regional do ICNF desta região:
“Nós estamos a recrutar mais elementos para a nossa força de Bombeiros Sapadores Florestais, que é de facto, uma estruturante muito relevante, que trabalha não só no combate aos incêndios. Mas durante o inverno trabalha na prevenção. É uma força com alguma dimensão, que queremos que seja mais robusta. E por isso estamos agora a recrutar mais 88 elementos, sendo que 29 deles vêm para o norte, e que se vão juntar aos 41 que já temos. E acreditamos que se tudo correr bem, nos próximos meses vamos ter aqui uma companhia, com 70 elementos o que já nos dá aqui uma capacidade de atuação, mais robusta e forte, de capz de defender melhor e proteger, o nosso património natural.”
Depois da finalização deste concurso, a base que opera em Macedo de Cavaleiros ficará com mais 13 elementos, ficando assim com 30 sapadores, como adiantou, a diretora regional:
“A nossa força é comandada em termos nacionais, e está dividida em três companhias, norte, centro e sul. Na companhia norte, temos vários locais onde temos esta força. Um deles é Macedo de Cavaleiros, que será no fundo onde vamos ter mais elementos, porque se conseguirmos os 70 elementos para a companhia do norte, 30 vão ficar em Macedo. Este concurso contempla 13 elementos para reforçar os 17 que já temos em permanência, em Macedo de Cavaleiros.”
E por isso, os requisitos principais são ter nacionalidade portuguesa, ter idade inferior a 25 anos e ainda o 12º de escolaridade:
“Os requisitos são ter nacionalidade portuguesa, ou condições que permitam concorrer, ou seja, quando não têm nacionalidade portuguesa seja dispensada pela constituição, ou por convenção internacional ou por lei especial, que é o que diz o concurso. Para além desse requisito, que tenham mais de 18 anos, o 12º ano, e que sejam pessoas que tenham robustez física e perfil psicológico ajustado e ainda idade inferior a 25 anos. Os candidatos vão ser sujeitos a um conjunto de provas, de conhecimentos gerais, exame psicológico, médico e provas práticas. E portanto, acreditamos que desta vez vamos preencher todos os lugares e estamos, obviamente a fazer muita divulgação.”
Isto porque já decorrem concursos que não ficaram preenchidos:
“Já abrimos concursos noutras ocasiões e não conseguimos preencher todos os lugares. Estamos em querer que, como agora as pessoas já têm um conhecimento e percebem melhor a importância e aquilo que é o trabalho que esta unidade terá, que será obviamente melhor sucedida naquilo que será o recrutamento de 88 profissionais.
Portanto, temos estado a apostar muito na divulgação, seja nas nossas redes sociais, seja através das estruturas que já estão a funcionar. Noutro concurso que abrimos, nós próprios também fomos junto das escolas para divulgar e para ver se conseguíamos obter o sucesso que pretendíamos.”
O prazo para a entrega das candidaturas é no próximo dia 1 de setembro.
Fotografia: Município de Macedo de Cavaleiros

