Município de Mirandela com balcão de apoio à população afetada pelo incêndio

A partir desta segunda-feira há um Balcão de Apoio na autarquia de Mirandela

Abre portas esta segunda-feira o Balcão de apoio à população afetada pelo incêndio de 17 de agosto em Mirandela. Esta é uma das medidas saídas da reunião, da passada sexta-feira, com Associações de Agricultores e também com as juntas de Freguesia das áreas afetadas pelos fogos. Vítor Correia, Presidente da Câmara, avança o propósito do encontro:

“No fundo, foi para lhe dar informação, tinha sido criado um gabinete de apoio para encaminharem e para ajudarem também com a identificação, sinalização e quantificação de danos que tinham conhecimento, que ocorreram durante este incêndio.
Portanto, foram cinco das freguesias que viram os seus territórios e eu vou dizer também para ter reunimos com eles, no sentido de colaborarmos todos para conseguirmos dar uma resposta cabal aos agricultores e àqueles todos que tiveram prejuízo. As associações mostraram-se muito disponíveis, algumas já tinham algum trabalho feito, já tinham sido contactadas por agricultores.”


Foi o caso da APITAD, a Associação dos Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro. Francisco Pavão congratula-se com a iniciativa:



Sim, nós temos apitado um conjunto de entes associados nestas franquias afetadas, desde
União de Freguesias de Barcel, Frechas, São Salvador, Freixeda, temos um conjunto enorme
de produtores, e em Caravelas, de produtores afetados. Estamos, nós logo na segunda-feira, contratamos os produtores para que viessem fazer a participação dos seus prejuízos e estamos a trabalhar na recolha célere e mais eficaz daquilo que são os prejuízos que os produtores tiveram.”


Vítor Correia ficou satisfeito com o anúncio dos apoios saídos do último conselho de ministros extraordinário que aconteceu precisamente na véspera da reunião com as cerca de uma dezena de associações e as 5 juntas de freguesia das áreas afetadas no concelho de Mirandela. Dessas medidas pouco ainda se conhece, mas destaca a importância da celeridade de as trazer para o terreno.



“Sim, pode, porque vai dar resposta a casos muito graves, que neste momento têm a ver com a alimentação dos animais, portanto, e neste momento é esta a primeira medida que rapidamente pretendemos que seja implementada.”, acrescentou Vítor Correia

Nós não as conhecemos com profundidade e, portanto, gostaríamos de experimentar aquilo que ouvimos. Entendemos que ainda há aqui algumas lacunas, mas vamos esperar pela publicação da legislação regulamentar, disse, Francisco Pavão da APPITAD.

Este novo balcão de ajuda está instalado no Centro Municipal de Proteção Civil de Mirandela, vai poder ajudá-lo, caso queira declarar algum tipo de prejuízo causado pela passagem do fogo, pelo concelho de Mirandela, e assim poder vir beneficiar dos apoios já anunciados, ou a anunciar pelo governo de forma mais rápida.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente)
Fotografia: Município de Mirandela