Incêndio dominado que começou esta tarde em São Salvador, Mirandela

Está em fase de resolução o incêndio que começou ao início da tarde desta segunda-feira na localidade de São Salvador, Mirandela, a lavrar em zona de mato. O comandante Luís Soares fez-nos há pouco o ponto de situação:


“Este foi um incêndio que começou perto das 14h00, perto da localidade de São Salvador. Por voltas das 15h30 foi extinto. Foram mobilizados 18 viaturas e 70 operacionais e ainda três meios aéreos. Estão agora no terreno, a consolidar os trabalhos de rescaldo, duas máquinas de rasto.”

Nota também para um outro fogo, deflagrou esta segunda-feira, este no distrito de Vila Real, também com início por volta das duas da tarde em Calvão e Soutelinho da Raia – Castelões, em Chaves. Aqui o combate envolvia, a meio da tarde, 60 operacionais e 4 meios aéreos.

De resto, só às primeiras horas da manhã de sábado entrou em fase de conclusão o incêndio rural que deflagrou na última quinta feira em Rebordelo, Vinhais. Consumiu cerca de três mil hectares de mato, pinhal e área agrícola, ameaçando algumas habitações em Ervedosa, onde chegou mesmo a destruir uma exploração pecuária. O Comandante sub-regional de Trás-os-Montes, Noel Afonso,  disse à LUSA que “O foco principal eram as
habitações e não ardeu nenhuma”, citamos. O regresso da chuva e a queda das temperaturas registadas no fim de semana acabou por acelerar os trabalhos de rescaldo.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente)