O Rio Douro vai receber no próximo fim de semana a quarta prova do Mundial de F2 de Motonáutica, um evento internacional apoiado pelas autárquicas de Peso da Régua e Lamego.
Assim pelo terceiro ano consecutivo a Região Duriense vai acolher mais uma etapa desta competição que vai juntar nos dias 13 e 14 de setembro os melhores pilotos do Mundo.
José Manuel Gonçalves, presidente da Câmara de Peso da Régua, refere que este evento é mais uma oportunidade para a promoção do Alto Douro Vinhateiro:
“E o nosso objetivo é muito claro, é na senda de outros eventos que a região tem, promover cada vez mais a região e divulgar-la, no sentido de trazer mais gente cada vez à região. E este campeonato do mundo, que tem pilotos de um conjunto de nacionalidades muito variadas e tem também uma aposta grande nos países do Médio Oriente, que são mercados onde também o Douro quer se afirmar, promover e se envolver. E nada melhor do que também este tipo de eventos cá, que promovem também todo o nosso território. E este é um pouco do nosso objetivo, com este evento, um evento partilhado, um evento de cada região e que mais uma vez se vai realizar cá no Douro.”
O autarca considera que o aumento do número de novas unidades hoteleiras na Região do Douro é a prova que estes eventos trazem retorno financeiro para o território:
“A capacidade de resposta que a gente tem, o conjunto de investimentos que a região tem a nível hoteleiro. Eles não nascem do nada, eles nascem de uma estratégia que é a visão de sentido. E os eventos são uma forma de facto de promover isso.
Nós muitas vezes não valorizamos quando temos Meia Maratona do Alto Douro Vinhateiro, quando temos o Douro Granfondo, quando temos o Douro Wine Festival. Estou a falar daqueles que estão aqui neste rede de ação, que vai ser mais próximo do meu município. E de facto, cada um destes eventos, cada uma destas ações, são ações que nos trazem públicos diferentes, que marcam. E quando nós olhamos hoje para aquilo que são os investimentos na área do turismo, verificamos que eles estão cada vez mais a crescer e este evento tem também este evento como uma mola de promoção e divulgação e capacitação de investimentos para o território.”
A quarta prova do Mundial de Fórmula 2 de Motonáutica vai decorrer no próximo fim de semana levando aos Município de Peso da Régua e de Lamego pilotos de várias nacionalidades.
De referir que a final deste Mundial vai ser disputada em Portugal, em Vila Velha de Ródão, nos dias 20 e 21 deste mês.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Universidade FM)

