O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) divulgou recentemente à Lusa, que na região do Planalto Mirandês, desde 2024 já foram quantificados 32 ataques de lobos a rebanhos, correspondendo, 10 casos que aconteceram este ano e os outros no ano passado.
Só nas últimas semanas foram conhecidos 3 ataques, um no início do mês, em Fonte Ladrão, que foram contabilizadas 12 ovelhas mortas, em que o pastor adiantou que ficou com um prejuízo de 2 mil e 500 euros. Também de 12 para 13 de setembro em Genísio, também em Miranda, uma pastora, ficou sem 10 ovelhas e ainda mais 12 feridas, confirmado que era um ataque de lobo, por técnicos do ICNF. A frequência dos ataques estão a sobressaltar os proprietários de gado, nesta zona.
No entanto, o lobo-ibérico possui em Portugal o estatuto de “em perigo”, com o Estatuto de Espécie Protegida. Por isso, e sendo reconhecida a importância do lobo-ibérico no equilíbrio natural dos ecossistemas, este organismo tem a missão de determinar a sua conservação com diversas medidas, de proteção da espécie, entre as quais se destacam as indemnizações por danos causados pelos ataques de lobo.
Em julho, foi apresentado o Programa Alcateia 2025-2035, com o fim da proteção do lobo-ibérico, que tem para este ano um orçamento de 3,3 milhões de euros e contempla a revisão das indemnizações por ataques de lobos a gado, aproximando-as dos valores de mercado.
No âmbito da consulta pública do Programa Alcateia 2025-2035, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) promove, nos próximos dias 23 e 24 de setembro, três sessões de esclarecimento na vila do Gerês, em Vila Real e em Trancoso.
Hoje, pelas 10h00, a sessão decorreu no Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro, no Gerês, e pelas 15h00 vai decorrer no Centro de Informação e Interpretação do Parque Natural do Alvão, em Vila Real.
Já amanhã, pelas 10h00, realiza-se uma sessão de esclarecimento no Salão Nobre da Câmara Municipal, em Trancoso. As sessões têm como objetivo fazer a apresentação e discussão do Programa Alcateia, envolvendo os diversos atores locais e regionais, garantindo assim uma participação mais informada, inclusiva e representativa. Espera-se que estas sessões contribuam para uma melhor compreensão dos objetivos e medidas propostas, reforçando a transparência e a qualidade das contribuições recebidas.
O Programa Alcateia 2025-2035 inclui um novo ciclo de medidas dirigidas à proteção e restauro ecológico da população de lobo-ibérico em Portugal para os próximos 10 anos, com financiamento para iniciativas e projetos com vista à sua implementação efetiva.
As novas medidas visam atualizar o valor das indemnizações por prejuízos atribuídos ao lobo, apoiar e acompanhar tecnicamente os produtores de gado afetados por ataques de lobo para a implementação de medidas de prevenção, bem como assegurar a aplicação de orientações consideradas fundamentais para a conservação da espécie e dos seus habitats.