A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) pede ao Ministério da Agricultura e Mar o alargamento do prazo para as candidaturas dos viticultores durienses que termina hoje, que entreguem as uvas para produção de vinho para destilação, nesta campanha.
O pedido vai no sentido de o prolongamento ser efetuado, para os produtores que ainda estão vindimar, até ao dia 10 de Outubro. Mantendo a mesma data de 24 de Setembro para os viticultores que já concluíram.
Para justificar este pedido, a CNA refere que “constatou no terreno a necessidade de um ajustamento do prazo para que os viticultores não sejam ainda mais penalizados nos seus rendimentos.”
Uma vez que a vindima ainda está a decorrer, e que “a campanha apresenta-se com perspetivas de produtividade que variam de vinha para vinha. Nestas circunstâncias, muitos viticultores não conseguem apurar antecipadamente o resultado da vindima, bem como as quantidades a entregar para destilação.”
Para além disso, a CNA também considera que era importante a antecipação dos pagamentos, não tendo que os “viticultores durienses aguardar até 31 de Dezembro para receber o respetivo apoio.”