Macedo de Cavaleiros vai ter câmaras de vigilância em diversos espaços públicos

Mais de cem câmaras de videovigilância já estão instaladas em Macedo de Cavaleiros em diversos locais públicos da cidade e também em diversas infraestruturas de lazer, como na Albufeira do Azibo, que brevemente estão a funcionar, sendo assim, a cidade a primeira do distrito de Bragança a possuir este sistema.

O protocolo foi assinado, esta quarta-feira, entre o município e o Comando Territorial de Bragança da GNR e visa reforçar o compromisso conjunto entre as duas entidades, para uma maior segurança e proteção das populações, como destacou Benjamim Rodrigues, presidente da câmara municipal de Macedo de Cavaleiros:

“Foi um projeto que surgiu no passado, e tivemos que obedecer e que precaver a todos os preceitos legais, nomeadamente com o regulamento da proteção de dados, como vocês sabem tudo isto, acaba por ser um processo muito cauteloso, e como tal, e só nesta altura é que conseguimos definitivamente os equipamentos e o protocolo assinado com a Guarda Nacional Republicana, de forma a que nós possamos ter vigilância. No fundo trata-se disso, de proteger bens e pessoas, para que não aconteçam atos de vandalismo, como têm acontecido. Não há muito registo e muitos deles até podem não ser tão graves assim, no entanto, é sempre prejuízo para o património público.”

O autarca ainda acrescentou que esta poderá ser uma forma de dissuasão para apelar à consciência da população para não danificar o património público:

“Estamos a falar de atos de vandalismo em vários equipamentos. Em todas as áreas. Hoje particularmente falamos do Azibo. Já tivemos atos de vandalismo nos cais, nos equipamentos públicos, iluminações, candeeiros, inclusive em passeios públicos. Portanto, com isto temos sempre prejuízos enormes, no facto de termos de fazer manutenção, nesses equipamentos que são vandalizados.”

O Tenente Coronel Vítor Romualdo da GNR explicou que este sistema será mais uma valência para complementar o policiamento de proximidade:

“Este sistema de videovigilância visa garantir complementar o nosso policiamento, na cidade, e nos espaços públicos. Vai estar em permanente ligação com a nossa sala de situação, a fim de permitir monitorizar todo esse sistema de câmaras a vigiar espaços públicos e da cidade.”

O porta voz do Comando Territorial da GNR, também acrescentou que o número de atos ilícitos, no concelho, não é preocupante:

“Não temos nada de preocupante ao nível de taxa de criminalidade, nem ao nível de qualquer tipo de crime ilícito. É algo que vai garantir segurança e conforto, à população do concelho de Macedo de Cavaleiros. ”

As câmaras já estão instaladas, e brevemente, sem indicar uma data precisa estarão a funcionar, apenas agora estão a realizar atos administrativos inerentes ao processo:

“Neste momento, é todo um processo administrativo. As câmaras já estão instaladas nos respetivos espaços. Há todo um processo de tratamento de dados envolvido. A GNR vai dar os seus primeiros passos, nesse sentido, para legalizar todas essas câmaras, a fim de estarem operacionais o quanto antes.”

O sistema de vigilância é suportado financeiramente pelo município, que fica numa dezena de milhares de euros, como acrescentou Benjamim Rodrigues:

“Relativamente ao investimento não lhe podemos dar valores, porque nós estamos sempre a aumentar o número de câmaras, que temos disponíveis, mas podemos falar numa dezena de milhares de euros.”

O município de Macedo de Cavaleiros é assim, o primeiro do distrito de Bragança a ter sistema de vigilância nos espaços públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *