Mais de 8 mil idosos a viver sozinhos sinalizados pela GNR, nos distritos de Vila Real e Bragança

O distrito de Bragança conta com 3 367 idosos e de Vila Real 5 143.

A Guarda Nacional Republicana começou hoje a Operação “Censos Sénior 2025”, com ações porta-a-aporta aos idosos, com o objetivo de garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população especialmente vulnerável, sozinha e/ou isolada, com o objetivo de sensibilizá-las para comportamentos de autoproteção e reforçar o sentimento de segurança. Dar conta que no distrito de Bragança há 3 mil 367 idosos e no distrito de Vila Real, 5 mil 143.

Vão estar no terreno, a partir desta data até ao dia 16 de outubro, 420 militares, a nível nacional, de forma a alertar para os comportamentos de segurança que permitem reduzir o risco dos idosos de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.

O programa foi implementado desde 2011. Na edição anterior, foram sinalizados a nível nacional 42 873 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade.

Só desde o início do ano, até 15 de setembro, a GNR tem registo de 1 942 ocorrências de burlas, 4 964 crimes de furtos e 327 crimes de roubos, tendo procedido,  detenção de três pessoas pela prática destes crimes de burlas, 57 pelos crimes de furto e 32 detidos por crimes de roubos.

Dar conta também que hoje a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) indicou que mais de 1.550 idosos vítimas de crime foram apoiados nos primeiros oito meses do ano, correspondendo a 2.861 crimes. Em comunicado, a APAV diz que, em média, cada idoso foi vítima de dois crimes em simultâneo e que mais de metade (53,9%) dos que foram apoiados eram novas vítimas. Os restantes já estavam a ser acompanhados pela associação.

Foto: GNR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *