O Grupo Água Hotels anunciou esta segunda-feira que vai investir 7 milhões de euros na requalificação do edifício do Seminário de Vila Real, transformando-o num hotel de 4 estrelas.
O projeto hoteleiro, aprovado pela Câmara Municipal, prevê a requalificação integral do edifício, mantendo a sua identidade histórica.
A unidade terá 80 unidades de alojamento, receção, restaurante, wine bar, SPA e salas de reunião, tornando-se um novo ponto de atração na cidade.
O Grupo Água Hotels avançou ainda que as obras deverão começar em 2026, com abertura prevista cerca de um ano e meio depois.
O novo hotel vai criar cerca de 40 postos de trabalho diretos.
O hotel será desenvolvido de forma a preservar o valor histórico do imóvel e a devolvê-lo à cidade com novos usos, acrescentando vitalidade cultural e dinamismo económico.
O grupo hoteleiro Água Hotels foi fundado em 2008 e opera em várias zonas do país, entre elas Mondim de Basto, tendo mais de 530 unidades alojamentos.
Recorde-se que em novembro de 2023 a Diocese de Vila Real anunciou que tinha sido firmado um protocolo com uma empresa do ramo hoteleiro para a cedência de uma parte das instalações do Seminário de Vila Real para a utilização de fins turísticos.
A Diocese informava que a cedência vai ter um prazo de trinta anos e prevê a reabilitação de todo o edifício.
Entretanto, a ala sul do edifício vai continuar a funcionar como Seminário e outros serviços diocesanos, como os secretariados e o Centro Católico de Cultura.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Universidade FM)