No distrito de Vila Real não houve alterações das forças partidárias nas Câmaras Municipais. O PSD continua a ser líder em sete municípios, Alijó, Boticas, Valpaços, Murça, Mondim de Basto, Peso da Régua e Vila Pouca de Aguiar. O PS mantém as câmaras de Chaves, Ribeira de Pena, Montalegre, Sabrosa, Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião e Vila Real.
Alexandre Favaios foi eleito presidente da Câmara Municipal de Vila Real pelo PS com 17.711 votos (55,13 %), elegendo 4 vereadores.
O recém-eleito presidente mostrou-se grato pela renovação da confiança no PS, considerando o “resultado extraordinário”.
Quatro mulheres foram eleitas presidentes de Câmara. Silvia Silva candidata do Partido Socialista é a primeira mulher a ser eleita no concelho de Santa Marta de Penaguião.
Helena Lapa, do PS, foi reconduzida para o segundo mandato na Câmara de Sabrosa, nestas eleições conseguiu a maioria absoluta.
Fátima Fernandes foi eleita presidente da Câmara de Montalegre, no entanto já exercia o cargo desde que 2022 em substituição de Orlando Alves que saiu da autarquia por suspeitas de corrupção.
Também a exercer o cargo de presidente, mas só eleita ontem, está a presidente de Vila Pouca de Aguiar. Ana Rita Dias venceu as eleições conseguindo três mandatos, no entanto, a candidatura do socialista Borges Machado elegeu igualmente 3 vereadores e o movimento independente liderado por José Diegas, ex-presidente da Concelhia do PSD de Vila Pouca elegeu um mandato.
Boticas reafirmou o voto no PSD, desde 1975 que o concelho tem sido gerido pelos sociais democratas. Guilherme Pires foi eleito presidente, embora exerça o cargo desde junho aquando da saída de Fernando Queiroga para a Assembleia da República.
Uma maioria absoluta que o deixa “orgulhoso, mas com sentido de responsabilidade acrescido”.
Em Mesão Frio, o concelho mais pequeno do distrito de Vila Real, Paulo Silva foi reconduzido, o presidente socialista mostrava-se feliz por ter sido reforçado a votação.
Em Peso da Régua, José Manuel Gonçalves reforça também a votação no PSD. O autarca diz que este mandato vai “dar novas respostas às necessidades da população”.
Em Mondim de Basto Bruno Ferreira do PSD aumentou a votação de há 4 anos. Para o presidente esta foi a “manifestação de apoio” ao seu trabalho e às suas propostas.
No distrito de Vila Real a abstenção foi de 37,60%.
Notícia completa, para ouvir, aqui:
INFORMAÇÃO CIR (Universidade FM)