Registam-se 12 mortos e 3 130 acidentes na primeira campanha “Viaje Sem Pressa” de 2026

Decorreu entre os dias 20 e 26 de janeiro a campanha “Viaje Sem Pressa”, dedicada à prevenção do excesso de velocidade, no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2026, nos distritos do Porto, Setúbal e Viana do Castelo.

A iniciativa foi promovida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em conjunto com a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), contando ainda com ações de sensibilização nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira. A campanha teve como objetivo alertar os condutores para os riscos associados ao excesso de velocidade, fator responsável por cerca de um terço das mortes nas estradas portuguesas.

No total, foram sensibilizados 616 condutores e passageiros. Durante a campanha, cerca de 5,7 milhões de veículos foram fiscalizados por radar, 590 mil pelas forças de segurança e 5,1 milhões através do sistema SINCRO, e 53 mil veículos foram fiscalizados presencialmente. Registaram-se 20 363 infrações, das quais 8 921 por excesso de velocidade, sendo 8 742 no continente e 179 nas regiões autónomas.

No período em análise ocorreram 3 130 acidentes, que resultaram em 12 vítimas mortais, 24 feridos graves e 708 feridos leves. Todas as vítimas mortais eram do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 87 anos. Em comparação com o período homólogo de 2025, registaram-se mais 510 acidentes, mais duas vítimas mortais, menos 21 feridos graves e menos 279 feridos leves.

Os acidentes mortais ocorreram nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal, tendo sido registados oito despistes e três colisões.

Esta foi a primeira de 11 campanhas previstas para 2026, que mantêm os temas abordados em 2025, como velocidade, álcool, dispositivos de segurança, uso do telemóvel e veículos de duas rodas, passando a incluir um novo eixo dedicado aos utilizadores vulneráveis.