O distrito de Bragança registou um aumento de 9,2% na criminalidade geral, posicionando-se entre os distritos com maior crescimento a nível nacional, a par de Coimbra, com 11%, e de Leiria, com 10,7%.
Os dados constam do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), apresentado esta terça-feira no Conselho Superior de Segurança Interna, em Lisboa.
No último ano, o distrito brigantino registou mais 308 ocorrências face a 2024, ano em que tinham sido contabilizadas 3 348.
Entre os crimes mais participados destacam-se a violência doméstica, com 314 ocorrências, o que representa um aumento de 12,4%, a ofensa à integridade física, com 305 casos, mais 0,7%, e a condução de veículo com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, com 269 condutores, registando um aumento de 52,8%.
Ao nível concelhio, Bragança, com 1.144 ocorrências, Macedo de Cavaleiros, com 379, e Torre de Moncorvo, com 276, registaram aumentos. Já Mirandela manteve os mesmos números de 2024, com 593 ocorrências.
Apesar da subida, o distrito de Bragança continua a apresentar dos níveis mais baixos de criminalidade a nível nacional.
No panorama nacional, o relatório indica um aumento da criminalidade geral de 3,1% e uma diminuição da criminalidade violenta e grave em 1,6%.

